12 melhores jogos de RPG do Mega Drive

5 min de leitura
Imagem de: 12 melhores jogos de RPG do Mega Drive
Imagem: Steam/Divulgação

O Mega Drive é um dos video games mais queridos pelo público brasileiro e está intimamente ligado à primeira experiência de muitas pessoas no universo dos games, especialmente pelos esforços da Tectoy em trazer o aparelho da SEGA oficialmente para o Brasil em setembro de 1990. Essa parceria, que foi muito benéfica na época, rendeu não apenas suporte técnico como também a distribuição de jogos localizados em português do Brasil, como foi o caso de Phantasy Star 2.

Já não é novidade que o Mega Drive foi lar de franquias de grande sucesso e que são aclamadas até hoje, e os entusiastas de Role-playing game (RPG) também não ficaram na mão. O console oferece uma lista bastante variada de games do gênero, incluindo RPGs de ação, táticos e dungeon crawlers que valem experimentar. Com isso em mente, o Voxel listou, nas linhas a seguir, os 12 melhores jogos de RPG do Mega Drive.

Phantasy Star 2

Lançado originalmente em 1990, Phantasy Star 2 é sem dúvidas o primeiro nome que vem à mente quando o assunto é jogos de RPG no Mega Drive. O jogo chama a atenção pelas suas dungeons gigantescas, combates por turnos e também pela dificuldade, exigindo que os jogadores invistam um tempo para fortalecer o grupo de personagens.

Anos mais tarde, em 1996, o jogo chegou ao Brasil localizado em português graças à Tectoy, em uma época em que esse tipo de suporte não era comum. Isso certamente colaborou para que uma nova geração de jogadores criasse um gosto pelo gênero, sem maiores barreiras para entender a história.

Wonder Boy in Monster World

Produzido pela Westone, esse carismático RPG de ação foi lançado originalmente em 1991 e foca a coleta de itens e resolução de quebra-cabeças para abrir caminhos, no melhor estilo metroidvania. No Brasil, a Tectoy lançou uma versão modificada chamada Turma da Mônica na Terra dos Monstros, concebida com muito carinho pelos fãs ainda atualmente.

Beyond Oasis

Lançado em 1994, Beyond Oasis é um RPG de ação da Ancient Corporation que chama a atenção pelos seus visuais com cores vibrantes e trilha sonora icônica, com o envolvimento de Yuzo Koshiro. As coincidências com Streets of Rage não param por aí, já que a desenvolvedora também foi a responsável por Streets of Rage 2 no Mega Drive e até mesmo Sonic the Hedgehog no Game Gear e Master System.

Phantasy Star IV: The End of Millenium

Após a má recepção de Phantasy Star 3, Phantasy Star IV: The End of Millenium chegou, em 1993, com a proposta de entregar tudo o que há de melhor e mais refinado na franquia da SEGA. O resultado foi tão positivo que o game é considerado o melhor RPG do Mega Drive, ainda que tenha quebrado a tradição da Tectoy e tenha sido lançado sem uma localização oficial em português do Brasil.

Sword of Vermillion

Lançado em 1989, Sword of Vermillion é um RPG de ação que mescla exploração de dungeons em primeira pessoa, no melhor estilo Phantasy Star, com combates 2D em tempo real. Vale notar que o jogo foi produzido por Yu Suzuki, que anos mais tarde ficaria conhecido pela ambiciosa franquia Shenmue.

Shining Force II: The Ancient Seal

Referenciado como o melhor RPG tático da história do Mega Drive, Shining Force II foi produzido pela Sonic Software e busca seguir à risca o que fez do seu antecessor um sucesso, mas corrigindo alguns dos seus principais defeitos e refinando a fórmula. O jogo chama bastante atenção pelos visuais coloridos e suas animações de batalha, além de permitir bastante exploração.

Os jogadores devem montar uma equipe de 12 integrantes para desbravar o campo de batalha, com a possibilidade de encontrar personagens secretos em momentos de exploração e conforme avançam na história principal.

Crusader of Centy

Produzido pela NexTech, Crusader of Centy é um carismático RPG de ação que segue os moldes de outra franquia já bastante conhecida pelos jogadores: The Legend of Zelda. O jogo chama a atenção principalmente pela variedade de chefes e de cenários, além do arsenal crescente de magias do protagonista, que colaboram para elaborar novas estratégias de combate e solucionar quebra-cabeças.

Landstalker

Landstalker é um RPG de ação sob perspectiva isométrica e com mecânicas de jogos de plataforma lançado originalmente em 1992, no Japão. Os jogadores assumem controle do gnomo Nigel, um caçador de tesouros que recebe uma proposta para ir atrás da fortuna do Rei Nole, conhecido como o maior tirano da história. Para isso, ele precisa desbravar calabouços com sua espada e resolver enigmas que estiverem pelo caminho.

Monster World IV

Monster World IV faz parte da série de jogos Wonder Boy, que chegou ao Brasil com as modificações de Turma da Mônica da Tectoy. No entanto, esse jogo ficou restrito ao Japão por muitos anos e é considerado o melhor game da série pelos entusiastas. O jogo mistura elementos de RPG, ação e plataforma 2D para entregar uma aventura dinâmica e ao mesmo tempo desafiadora.

Vale notar que o jogo recebeu um remake em 2021 chamado Wonder Boy: Asha in Monster World, que investe em gráficos tridimensionais, mas seguindo a perspectiva original de gameplay.

Madou Monogatari

Produzido pela Compile, Madou Monogatari é um curioso RPG situado no universo de Puyo Puyo, uma famosa franquia de quebra-cabeças da SEGA. Esse jogo é particularmente conhecido por ter sido o último lançamento para Mega Drive no Japão, em 1996, e chama a atenção pelas suas animações com estética em anime. A gameplay se desenrola em primeira pessoa, no formato de dungeon crawlers, mas tudo muda nos combates, que utilizam comandos semelhantes a jogos de luta para desferir magias e diferentes tipos de ataques.

Como curiosidade, vale citar que o jogo faz parte do catálogo do Mega Drive Mini no Japão, lançado em 19 de setembro de 2019.

Shining in the Darkness

Precursor da renomada franquia Shining Force, Shining in the Darkness é um RPG no estilo dungeon crawler que chegou ao Mega Drive em 1991. Como é tradição nesse estilo de jogo, a exploração de calabouços se dá em primeira pessoa, que era um grande diferencial na época. Por sua vez, os combates acontecem por turnos e dão liberdade para os jogadores elaborarem suas estratégias.

Pier Solar and the Great Architects

Embora não seja um jogo licenciado pela SEGA e sequer tenha sido lançado na época em que o Mega Drive esteve em alta, Pier Solar and the Great Architects é um projeto independente que merece uma menção honrosa. Desenvolvido pela WaterMelon, o RPG foi lançado originalmente em 2010 e contou até mesmo com uma versão em cartucho.

Além do modo em 16-bits, que roda diretamente no Mega Drive, existe uma versão em alta definição que pode ser conferida na loja da Steam, no PC. Vale notar que o jogo também está disponível com legendas em português do Brasil.

O que você achou da lista? Algum desses jogos está entre os seus jogos favoritos de Mega Drive? Pretende experimentar algum hoje? Conte para a gente na seção de comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.