Wii U: do pior ao melhor, segundo a crítica

6 min de leitura
Imagem de: Wii U: do pior ao melhor, segundo a crítica
Imagem: Nintendo/Reprodução

Depois de um sucesso tão grande com o Wii, a Nintendo tinha um verdadeiro desafio quando chegou a hora de pensar no próximo console. Só que, em vez de apostar em algo totalmente novo, a empresa preferiu um caminho mais seguro, com o sucessor Wii U. Infelizmente, ele não teve uma campanha de marketing tão boa, a ponto de muitos consumidores nem saberem que se tratava de um novo produto, achando que o Gamepad (o controle com tela) era um acessório inédito do Wii. Fora isso, ele não era tão poderoso como os futuros concorrentes, o que atrapalhou mais ainda sua jornada na 8° geração de consoles.

Tudo isso fez o que o Wii U não recebesse tantos jogos de third party, mas a Nintendo se empenhou bastante para lançar games first party de excelente qualidade e que vemos até hoje recebendo versões para o bem-sucedido Switch. É claro que, ainda assim, o console não escapou do terror de ter algumas bombas durante seu curto ciclo de vida.

Então, sejam bem-vindos a mais um episódio do "Pior ao Melhor" de consoles, desta vez desbravando os títulos do Wii U.

Aqui estão nossos critérios:

  • As notas apresentadas são baseadas no agregador Metacritic de acordo com as análises da época.
  • Separamos os sete melhores e os sete piores jogos do video game. Em caso de empate, usamos a nota dos usuários como desempate.
  • Se você tem uma opinião diferente, basta deixar sua lista nos comentários.

7. Devil’s Third (2015) — Nota 43

Desenvolvido pelo criador da franquia Dead or Alive, Devil's Third parecia um FPS promissor, mas o lançamento no Wii U não foi tão favorável assim. O game foi muito criticado por seus visuais, pelo controle de mira, pelo lag que oferecia nos comandos e pelo frame rate inconsistente.

6. Ben 10: Omniverse (2012) — Nota 43

Baseado na popular série animada, Ben 10: Omniverse definitivamente não era o que muitos de seus fãs esperavam. A maioria dos críticos até comentou que o game tinha bastante potencial, mas que a gameplay, a exploração e o combate eram muito sem graça, chegando até a ser entediantes.

5. Adventure Time: Explore the Dungeon Because I DON'T KNOW (2013) — Nota 40

Não é só o Ben 10 que tem um jogo ruim de Wii U, já que o querido Hora de Aventura também sofreu desse mal. O jogo Adventure Time: Explore the Dungeon Because I DON’T KNOW foi desenvolvido pela WayFoward, o que gerou certa expectativa, considerando que a empresa já tinha trabalhado em tantos títulos de qualidade.

Muitos críticos frisaram o fato de que o jogo conseguiu captar bem a essência e o visual dos personagens e o mundo da série animada, mas que a gameplay era um completo fracasso.

4. Sonic Boom: Rise of Lyric (2014) — Nota 32

Não dá para ignorar o fato de que a Sega mais erra do que acerta quando se trata de jogos em 3D de Sonic, o que não é diferente com Sonic Boom: Rise of Lyric. Antes do lançamento, muitos fãs até tinham esperança de o título ser melhor que os antecessores, mas ele chegou cheio de bugs ao Wii U. Houve algumas atualizações para corrigir os problemas, mas a gameplay, os cenários e os combates simplesmente não eram muito bons.

3. ESPN Sports Connection (2012) — Nota 31

É engraçado que sempre há jogos de esportes nas listas dos piores títulos de um console, algo que volta a se repetir com ESPN Sports Connection. Não há dúvidas de que o game tentou emular a gameplay e o apelo de Wii Sports, mas o resultado foi um jogo com visuais feios, som sofrível, telas de carregamento demoradas e uma gameplay bem abaixo do padrão esperado.

2.  Game Party Champions (2012) — Nota 24

Game Party Champions é exatamente o que o nome dá a entender: um título com diversos minigames para jogar em grupo. Só que o que poderia render algumas boas horas de diversão e discussões entre amigos acabou sendo um título sem graça, sem inspiração e totalmente esquecível. Pelo menos foi isso que os críticos acharam na época.

1. Family Party: 30 Great Games Obstacle Arcade (2012) — Nota 11

Family Party: 30 Great Games Obstacle Arcade também é um título cheio de minigames e que falha de todas as maneiras em seu resultado. Os críticos foram bem diretos quanto à falta de qualidade, citando que os minigames não só eram chatos como também deveria ser ilegal vender um título como esse no Wii U.

Agora que a gente já falou dos games mais lixosos que o Wii U tinha a oferecer, é hora de ver seus melhores lançamentos, mas prepare-se, porque esta vai ser uma lista quase totalmente dominada pela Nintendo.

7. Guacamelee! Super Turbo Championship Edition (2014) — Nota 90

Pode até ser surpresa para alguns, mas Guacamelee! é realmente um dos melhores jogos lançados no Wii U. Para quem gosta de games no estilo metroidvania, é um prato cheio, e seu lugar na lista é mais do que merecido. O game foi muito elogiado no geral, sendo que a maior reclamação dos críticos é que ele é meio curto.

6. The Legend of Zelda: Wind Waker HD (2013) — Nota 90

Considerando que The Legend of Zelda: Wind Waker foi um dos maiores sucessos do GameCube, não dava para duvidar que ele teria a mesma atenção com sua remasterização no Wii U. Além da resolução Full HD, os modelos dos personagens e a iluminação foram bastante aprimorados, e também houve mudanças de qualidade de vida que deixaram o game ainda mais proveitoso.

5. Bayonetta 2 (2014) — Nota 91

Interessada no sucesso do primeiro Bayonetta, a Nintendo resolveu fazer a distribuição de sua sequência depois que a Sega desistiu do projeto no meio do desenvolvimento. O game chamou bastante a atenção por seus visuais, pelo combate e, é claro, por ter uma protagonista fora do padrão em um console da Big N.

4. Rayman Legends (2013) — Nota 92

Outro entre os melhores jogos do Wii U que não foi desenvolvido por um estúdio da Nintendo ou em parceria com ela foi Rayman Legends, da Ubisoft. O título é uma sequência direta de Rayman Origins e recebeu inúmeros elogios por level design, visuais, trilha sonora e curva de dificuldade.

3. Super Smash Bros. for Wii U (2014) — Nota 92

Não importa em que console seja lançado, um novo Super Smash Bros. é sempre muito celebrado. No caso da versão do Wii U, as reações positivas foram praticamente unânimes, com muitos fãs felizes de ver melhorias em relação ao antecessor no Wii.

Os críticos também se apaixonaram, especialmente pelos visuais, pela quantidade de personagens, pelos cenários disponíveis e pelos diferentes modos de jogo. Fora que essa foi a base do que se tornou o Super Smash Bros. Ultimate no Nintendo Switch.

2. Super Mario 3D World (2013) — Nota 93

Depois de Super Mario 3D Land ter sido tão bem-sucedido no 3DS, até que fazia bastante sentido criar um game com um escopo maior nesses moldes no Wii U. O resultado foi Super Mario 3D World, que foi muito bem recebido, mesmo sem ter uma premissa tão original quanto a de Super Mario Sunshine ou Super Mario Galaxy.

No geral, a imprensa adorou o level design, o modo cooperativo e a energia animada do game.

1. The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017) — Nota 96

Já é um clichê o fato de que quase sempre vemos um título da franquia The Legend of Zelda no primeiro lugar ou entre os melhores jogos dos consoles da Nintendo, e não é nada diferente no Wii U. A gente pode até esquecer às vezes, por causa do sucesso do Switch, mas o tão popular Breath of the Wild foi planejado e desenvolvido para o Wii U.

O game foi um sucesso absoluto entre os fãs da série e os críticos, que amaram o mundo aberto, os desafios das Shrines, o novo esquema de dungeons, as batalhas com inimigos e, é claro, as múltiplas maneiras criativas para solucionar qualquer situação.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.