Dynamic Cloud Sync no Steam Deck deixa parar o game e continuar no PC

1 min de leitura
Imagem de: Dynamic Cloud Sync no Steam Deck deixa parar o game e continuar no PC
Imagem: Valve

Um dos principais atrativos do Steam Deck não é apenas sua portabilidade para jogos do PC, mas sua integração com a biblioteca da Steam que os jogadores cultivam há anos - e a Valve sabe muito bem disso. Para promover ainda mais essa proximidade, a empresa está preparando um recurso chamado Dynamic Cloud Sync, parecido com o "quick resume" do Switch.

Jogadores do portátil da Nintendo sabem que você pode suspender um game a qualquer momento e continuar exatamente de onde parou. A Valve quer trazer algo parecido para o Steam Deck, mas com a vantagem extra de que você pode continuar de onde parou no PC, ou vice-versa, estar jogando no computador e passar para o portátil.

O save é sincronizado na nuvem com seu progresso - daí o nome "sincronização dinâmica na nuvem". A Valve não chegou a explicar em detalhe se vai funcionar exatamente como no Switch, permitindo suspender o game até durante a ação e voltar bem onde estava, mas parece que vai variar de jogo pra jogo.

O Dynamic Cloud Sync não é algo que depende apenas da disponibilidade da Valve. Os desenvolvedores dos games vão ter que habilitar manualmente o recurso em seus jogos, então a disponibilidade e seu funcionamento vai depender desse processo de incorporação em cada game.

O Steam Deck chegou a ser prometido ainda para o ano passado, mas precisou ser adiado por escassez de materiais para a produção. Agora, a Valve pretende começar a distribuir o console portátil em fevereiro.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.