PS5: 21 dicas, truques ou recursos que você precisa saber

5 min de leitura
Imagem de: PS5: 21 dicas, truques ou recursos que você precisa saber
Imagem: PlayStation

Lançado no Brasil há cerca de 1 ano, o Playstation 5 continua sendo um dos consoles mais cobiçados pelos gamers do país. Se você é o feliz proprietário de um PS5 ou está pesquisando para decidir se compra um, este texto é para você.

Fizemos uma lista com 21 funcionalidades, recursos ou truques do console da Sony que tornarão a sua experiência com ele ainda mais divertida. Veja abaixo.

PlayStation 5PlayStation 5.Fonte:  PlayStation 

1. Usando a Playstation Store Wishlist para receber as novidades de seus jogos favoritos

A lista de desejos da PS Store permite a você criar uma “anotação” sobre os jogos que deseja adquirir, assim monitorando os preços. No momento em que surgem as novidades sobre eles, você recebe notificações, então não corre o risco de perder as promoções.

2. Joguinho extra para testar as funcionalidades do controle

Se você tem PS5, sabe que todos os consoles vêm com um joguinho instalado, o Astro’s Playroom. Este é um game 3D bem-divertido, que ajuda a testar todas as funcionalidades do controle DualSense. Depois que você se cansar dele, pode também desinstalá-lo nas suas configurações, liberando 11 gigabytes de memória.

3. Proteja-se de spoilers

No PS5, dá para fugir daqueles spoilers de momentos futuros dos jogos que por vezes aparecem quando as capturas de tela saltam à sua frente. Para isso, ele tem o mecanismo “Avisos de spoiler” presente nas "Configurações". Assim, você será avisado de dados sinalizados que podem conter spoilers em potencial e, dessa forma, tem a chance de driblá-los.

4. Como ajustar o áudio dos amigos na party

PlayStation/ ReproduçãoPlayStation/ ReproduçãoFonte:  PlayStation 

Digamos que você esteja em uma party (um grupo de conversa criado dentro do PS5) e tenha um amigo que seja mais “inflamado”, digamos, ou que os sons de seu ambiente sejam mais altos e estejam incomodando. Agora, você pode baixar apenas o áudio dele: basta apertar o botão PS, ir no chat de voz e selecionar o ícone dele.

5. Customização do layout da Central de Controle

Caso seu lance seja a customização, no PS5 você pode personalizar a sua tela da "Central de Controle", adicionando ou excluindo atalhos que são mais úteis para a sua experiência.

6. Opções de acessibilidade

O PlayStation 5 tem também a preocupação com as garantias de sua acessibilidade para todas as pessoas. Na opção “Acessibilidade”, dentro das "Configurações", dá para adaptar vários elementos que tornarão a tela mais confortável para você.

7. Acesso ao Twitter

Embora o PS5 não tenha um navegador de internet, você pode configurar sua conta no Twitter para abrir um browser. Basta clicar na logo de passarinho dessa famosa rede social que, com isso, você consegue acessar links que estejam disponíveis em tweets.

8. Usando o microfone do controle DualSense™

Controle sem fio DualSense™Controle sem fio DualSense™.Fonte: PlayStation

O DualSense™ é o controle sem fio do PlayStation 5, que tem grandes avanços tecnológicos (como a resposta tátil arrojada) e é um dos grandes trunfos do console. No PS5, é possível usar o controle para várias funções. Por exemplo, para dar comandos de voz ao console.

9. Botão "Criar" para capturar telas

O controle DualSense™ também tem uma funcionalidade interessante, que é o botão "Criar". Você pode usá-lo para fazer capturas de tela do seu jogo. Para isso, basta pressionar e segurar o botão que um ícone aparecerá no canto de tela com uma marca para fazer a seleção.

10. Fazendo clipes no PS5

O botão Criar também serve para fazer um clipe da sua trajetória no jogo. Para isso, é preciso pressionar o botão "Criar" e selecionar “Salvar jogo recente”. Você terá a opção de salvar um vídeo cuja duração varia de 15 segundos a 60 minutos.

11. Transmitindo jogos

PlayStation/ ReproduçãoPlayStation/ ReproduçãoFonte:  PlayStation 

Um mecanismo bem importante do PS5 é que você pode transmitir seus jogos para passar em seu canal da internet de forma muito fácil. Isso porque o PS tem transmissão nativa para Twitch e YouTube. A transmissão é ativada pelo botão "Criar", por meio do menu de criação e no clique no ícone de transmissão.

12. Troca rápida pelo botão PS

Outro recurso possibilitado pelo controle DualSense™ é que, por um duplo toque feito no botão PS que serve para várias funções, você pode manejar suas opções. Se o jogo não estiver rodando, o toque leva para a tela “Explore”. Se você estiver dentro do jogo, a ação exibe o card mais recente do título.

13. Gatilhos que podem ser regulados

PlayStation/ ReproduçãoPlayStation/ ReproduçãoFonte:  PlayStation 

O avanço do DualSense™ também possibilita algo que pode agradar muitos jogadores. Se as vibrações do controle estiverem atrapalhando seu jogo, você pode alterar a intensidade dele ou mesmo desligá-lo. Basta ir até “Acessórios”, selecionar a opção “Controles” e editar as suas preferências.

14. Controle que desliga quando não estiver sendo usado

Você pode também configurar o seu DualSense™ para desligar automaticamente quando não estiver usando, o que economiza a bateria. A mesma opção pode ser ativada no próprio console, para que ele desligue quando estiver ocioso.

15. Cuidado com as indiscrições do microfone

E tanta tecnologia também tem seu ônus. O controle DualSense™ está em sua configuração padrão, ou seja, com o microfone sempre ativado — o que pode gerar algumas "saias justas" caso você resolva falar algo indiscreto. Para evitar esse problema, memorize o acesso fácil para desligar o controle ou deixá-lo no mudo: basta dar um toque no botão do microfone.

16. Melhoria na interação social

O PS5 aprimora certos recursos das interações sociais entre os jogadores. Um recurso divertido é que, quando você termina uma partida online em grupo, você pode abrir uma tela para “fazer elogio” e mandar um feedback positivo a outro jogador.

17. Dividindo momentos

(Playstation/ Reprodução) PlayStation(PlayStation/ Reprodução)

Outra melhoria na questão da interação: o DualSense™ tem um controle rápido (o botão "Share") em que você compartilha fotos e clipes com seus amigos de forma bem fácil.

18. Verifique as horas totais de jogo

Um recurso que era muito desejado pelos gamers é o de poder conferir as horas de jogo sem ter que abri-lo. No PlayStation 5, é possível fazer isso, dentro do próprio perfil. Inclusive, se estiver usando a mesma conta da PSN, você pode verificar as horas de jogo em seus games do PS4.

19. Controle de dados

Em tempos em que vigora a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o PS5 permite que você edite, nas configurações de privacidade, quais são os dados que você quer compartilhar com seus amigos.

20. Controle do PS5 por meio do celular

A distância, por meio do aplicativo do PlayStation no celular, você pode gerenciar elementos do seu console, como iniciar downloads de jogos, administrar o armazenamento, colocar o aparelho em repouso, entre outros recursos.

21. Evite as notificações automáticas

Há quem deteste receber aquelas notificações automáticas que saltam na tela. Por meio do painel de "Configurações", é possível manejar quais são as notificações que chegarão até você.

Lembrou de mais alguma dica que pode ajudar os demais gamersEntão, compartilhe-a com a gente nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.