Venda de Final Fantasy XIV é suspensa por excesso de jogadores

1 min de leitura
Imagem de: Venda de Final Fantasy XIV é suspensa por excesso de jogadores
Imagem: Final Fantasy
Avatar do autor

A desenvolvedora Square Enix anunciou nesta quarta-feira (15) que vai suspender por tempo indeterminado as vendas de Final Fantasy XIV. O motivo é curioso: o sucesso absoluto do game em termos de quantidade de jogadores online.

De acordo com a companhia, os servidores do MMORPG simplesmente não estão dando conta da alta demanda já há algum tempo, o que resulta em longas filas para jogadores e várias mensagens de erro para quem fica muito tempo em espera. Desde outubro de 2021, ele se tornou o título mais rentável de toda a franquia.

Para amenizar esses problemas, o diretor do game, Naoki Yoshida confirmou que as vendas de Final Fantasy XIV foram paralisadas em todas as versões, inclusive as digitais e de varejo, valendo tanto para a Starter Edition quanto a Complete Edition. Apenas as atualizações de expansão continuam à venda, já que não impactam na quantidade de jogadores.

O Free Trial está suspenso por tempo indeterminado.O Free Trial está suspenso por tempo indeterminado.Fonte:  Final Fantasy 

O cadastro para os testes gratuitos (Free Trial) também foi suspenso para evitar que cada vez mais pessoas causem congestionamentos.

Por outro lado, os assinantes ganharam prioridade na fila para login, enquanto quem está na fase de testes só poderá participar fora dos horários de pico — ou seja, durante a manhã ou noite. Além disso, a empresa dará mais 14 dias de assinatura aos membros que pagam pelo serviço como uma forma de compensação.

O que aconteceu?

Além da ótima fase do título, recentemente impulsionado com o lançamento de Final Fantasy XIV: Endwalker, as restrições e medidas para combater a pandemia da covid-19 e a crise de semicondutores na indústria fizeram com que a marca não conseguisse expandir a quantidade de servidores a tempo — e nem conseguir fabricar ou encomendar os equipamentos de alta precisão e complexidade necessários para ampliar os data centers já existentes.

A companhia espera que a situação seja normalizada em breve, inclusive com a disponibilização de servidores dedicados para algumas regiões, mas não deu prazos específicos. Em janeiro de 2022, um calendário mais detalhado deve conter novas informações sobre o reinício das vendas e dos testes.

Você pode ler o comunicado completo da Square Enix no site oficial do jogo (em inglês).