11 curiosidades sobre o game Sonic the Hedgehog

4 min de leitura
Imagem de: 11 curiosidades sobre o game Sonic the Hedgehog
Imagem: Nintendo

Lançado originalmente em 1991 para “bater de frente” com o sucesso da Nintendo com o Mario Bros., Sonic the Hedgehog é um clássico da Sega que marcou a estreia do ouriço azul nos jogos. A nova mascote da empresa emplacou e logo se tornou uma referência na indústria, o que já vinha acontecendo com o encanador da companhia rival.

Embora a franquia de Sonic tenha passado por altos e baixos ao longo do tempo, não podemos negar que o primeiro jogo da série ainda é lembrado com muito carinho pelos fãs. Pensando nisso, resolvemos apresentar aqui 11 curiosidades sobre o game Sonic the Hedgehog.

1. O “Mickey Mouse” da Sega

O Sonic é o Em termos de popularidade, o Sonic é o “Mickey” da Sega. (Fonte: Reddit/Reprodução)Fonte:  Reddit 

Hayao Nakayama, presidente da Sega nas décadas de 80 e 90, desejava criar um personagem que fosse para a Sega o que o Mickey Mouse era para a Disney. Além disso, essa mascote também precisaria ajudar a transmitir o senso de superioridade técnica do console da empresa diante do concorrente da Nintendo.

2. Coelho, tatu ou velho de bigode?

Na época de criação do personagem, diversos animais foram cogitados por Naoto Oshima para transmitir a sensação de velocidade do video game. Um coelho teria sido a primeira escolha, mas um cachorro, um tatu e até um velho de bigode (que não é exatamente um animal) foram considerados. O ouriço foi escolhido por meio de uma votação pública realizada no Central Park.

3. Azul e botas do Papai Noel

Segundo o designer do personagem, o ouriço foi selecionado por “ser fofo e transcender gênero e raça”. Portanto, os executivos da Sega entenderam que precisavam apostar na familiaridade para a criação do Sonic. Por isso, escolheram o azul — cor que era a marca registrada da empresa — para colori-lo e botas que remetiam ao Papai Noel, visual que se mantém até o jogos mais atuais.

4. Um nome supersônico

“Mr. Needlemouse” poderia ter sido o nome do Sonic. (Fonte: YouTube/Reprodução)“Mr. Needlemouse” poderia ter sido o nome do Sonic. (Fonte: YouTube/Reprodução)Fonte:  YouTube 

Parece que “Sonic” — palavra em inglês para sônico e que remete à velocidade do som — sempre foi o título ideal para esse ouriço azul, mas ele quase teve outro nome de batismo. Pensando novamente no sucesso do camundongo da Disney, os executivos da Sega quase adotaram o nome de “Mr. Needlemouse” — algo como “rato de agulha” — como nome do personagem.

5. A genialidade de Naka e sua paixão por velocidade

Embora não tenha sido mencionado até agora, Yuji Naka é aquele que é considerado o verdadeiro criador do Sonic — que inclusive está desenvolvendo um jogo mobile sozinho neste exato momento. Ele foi o programador responsável por conseguir fazer com que o Sonic parecesse rápido sem estragar a experiência de jogo proporcionada no Mega Drive, resolvendo bugs e criando conceitos de gameplay presentes até hoje.

6. Recepção positiva

Lançado em 23 de junho de 1991 nos Estados Unidos — chegando um mês depois no Japão e Europa —, Sonic the Hedgehog foi um sucesso imediato. Os jogadores amaram a sensação de velocidade proporcionada pelo game e elogiaram a jogabilidade simples e frenética. A trilha sonora composta pelo músico Masato Nakamura também contribuiu para fazer com que o Mega Drive se tornasse o orgulho da Sega.

7. Sonic em uma banda de rock e namorando uma garota?

Algumas bizarrices quase chegaram ao jogo original do ouriço. (Fonte: YouTube/Reprodução)Algumas bizarrices quase chegaram ao jogo original do ouriço. (Fonte: YouTube/Reprodução)Fonte:  YouTube 

Com o sucesso no mundo todo, mas em especial na América do Norte, Sonic quase passou por algumas intervenções bizarras. Mesmo sem ter experiência na indústria dos video games, o novo diretor da Sega nos Estados Unidos, Tom Kalinske, barrou ideias como tornar o ouriço integrante de uma banda de rock, ter presas parecidas com a de um vampiro e namorar uma garota humana chamada Madonna.

8. Correndo pelas colinas da Califórnia

Sonic the Hedgehog acontece na fictícia South Island — que pode ou não estar localizada no planeta Mobius, presente em alguns jogos da franquia. Porém, a paisagem da primeira fase do game, a Green Hill Zone, foi inspirada nas paisagens de colinas da Califórnia.

9. A velocidade vem das botas?

Há quem acredite que o Sonic é naturalmente rápido, mas essa não é a verdade. Conforme o manual que acompanhou o primeiro jogo da franquia, a velocidade do ouriço se dava por conta de seus “calçados superpoderosos”.

10. Nomes escondidos

Os créditos do jogo esconderam alguns nomes de desenvolvedores. (Fonte? Sonicredtro/Reprodução)Os créditos do jogo esconderam alguns nomes de desenvolvedores. (Fonte: Sonicredtro/Reprodução)Fonte:  Sonicredtro 

Embora Yuji Naka tenha sido um dos principais programadores por trás do jogo, muitos outros participaram do desenvolvimento do game. Como a Sega estava se recusando a dar o crédito para esses trabalhadores, Naka resolveu esconder esses nomes com uma fonte preta em um fundo também escuro e que só pode ser observado através de códigos.

11. Participação em outros jogos

A franquia Sonic é tão famosa que até hoje o personagem continua aparecendo em outros jogos. A investida mais recente do ouriço azul é no jogo Monster Hunter Rise, que também vai contar com a participação de Ghosts 'n Goblins Resurrection.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.