Dark Souls 3: streamer zera o game usando apenas um botão

2 min de leitura
Imagem de: Dark Souls 3: streamer zera o game usando apenas um botão
Imagem: Rudeism
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Quem já jogou Dark Souls 3 sabe que o jogo não é dos mais fáceis, naturalmente. Mas depois do streamer que resolveu jogá-lo levando sangue na cara, temos mais um cara que resolveu deixar o jogo mais difícil de uma forma bem criativa. O gamer Rudeism completou Dark Souls 3 com apenas um botão, criando um setup de código morse.

Rudeism tem 54 mil seguidores na Twitch e sua especialidade é "jogar da forma errada". Por exemplo: jogar Mirror's Edge com um volante, matar oponentes em Overwatch com um tapete de dança e uma guitarra de Guitar Hero... e por aí vai. Ele programa esses controles bizarros para jogos que definitivamente não deveriam funcionar com eles e faz vídeos disso.

Mas o último feito de Rudeism foi ainda mais impressionante: ele criou um controle com um só botão, que funciona em código morse. Então utilizou esse setup bastante original para derrotar todos 19 "chefões" de Dark Souls 3. Segundo o próprio streamer, ele apertou o botão mais de 250 mil vezes até terminar tudo. Veja o vídeo abaixo:

Rudeism não explicou exatamente como esse código morse funcionava, nem quantas vezes ele precisava apertar cada botão para fazer cada comando, mas seu feito é impressionante de qualquer forma. Mas ele disse que jogar Dark Souls 3 sem todos os botões foi muito difícil — e que isso deveria abrir os olhos da comunidade para a importância da acessibilidade no jogo.

"Só porque esse jogo pode ser vencido com um botão, não significa que jogos como Dark Souls 3 não devam ter opções de acessibilidade e dificuldade", escreveu.

Isso porque pessoas com deficiência tem mais dificuldade de lidar com todos os botões e as combinações rápidas entre botões que muitos jogos demandam. Por isso que alguns títulos dão opções para tornar a experiência mais acessível, mesmo que mudando alguns aspectos visuais ou de dificuldade.

Ainda assim, esse é um assunto que precisa ser mais debatido para que haja evolução. Há alguns dias, o Voxel publicou uma coluna sobre acessibilidade nos games, escrita por um gamer que é deficiente visual. Não é exatamente a mesma questão de deficiência física ou motora que Rudeism buscou tratar com seu experimento de um botão em Dark Souls 3, mas tem tudo a ver com o assunto e vale muito a pena conferir.

Nas replies do tweet de Rudeism, houve espaço para polêmica: algumas pessoas disseram que a dificuldade absurda é uma das principais características de Dark Souls — e que colocar níveis "mais acessíveis" acabaria com a identidade do jogo. E você, o que acha disso?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.