Centenas de protótipos de games de Dreamcast e Xbox são lançados

2 min de leitura
Imagem de: Centenas de protótipos de games de Dreamcast e Xbox são lançados
Avatar do autor

Se não há muitas empresas interessadas em preservar a história dos videogames antigos, pelo menos não faltam fãs dispostos a fazer esse trabalho de alguma forma. O Project Deluge, por exemplo, é um projeto criado por um grupo de pessoas dedicadas a criar arquivos de jogos mais velhos que ainda não podem ser encontrados de forma digital e oficial na internet. Há algum tempo, a equipe começou a disponibilizar cópias nada convencionais de games de diversos sistemas, com o Dreamcast e o Xbox sendo as adições mais recentes.

Essas cópias consistem de protótipos, versões em processo de localização, versões de imprensa e jogos que nunca foram lançados. O mais interessante é que cada um desses games tem sua ROM checada e jogada individualmente, o que garante que a equipe possa notar o que há de diferente da versão final do game ou se essa cópia está funcionando direitinho.

Como relatado pelo Kotaku, o projeto disponibilizou mais do que 700 títulos do PlayStation 2 em fase inicial em março deste ano, enquanto outros protótipos do Sega Saturn, PS1 e até mesmo CD-i chegaram em setembro. Com o último console da Sega e o primeiro da Microsoft, a história também é bem impressionante: são 500 títulos que já estão liberados para qualquer um que esteja interessado em conferi-los.



Só do Dreamcast, são 135 protótipos que tiveram que ter seus dados lidos e escaneados de forma manual com a ajuda de um disco especial conhecido como System Disc 2, que permitia que o console pudesse ler essas cópias de pré-lançamento. Entre esses títulos, estão versões iniciais de Illbleed, Tony Hawk Pro Skater e Sega GT, que curiosamente contava com Luigi como um NPC.

Já o Xbox conta com nada menos do que 349 jogos, que também não foram nada fáceis de lidar na hora de conseguir suas ROMs. Felizmente deu tudo certo e entre os títulos estão protótipos de Psychonauts, Jet Set Radio Future, Shrek e até mesmo uma demo de Vatz, um game cancelado que não tinha visto a luz do dia até agora.

O melhor é que podemos esperar muito mais do Project Deluge, tendo em vista que eles já analisaram pelo menos 4 mil discos e ainda nem tiveram como checar a coleção toda de versões iniciais do colecionador que está os ajudando a catalogar e preservar esses games. Caso tenha se interessado pela iniciativa, é só conferir o site do projeto neste link!







Fontes