Como montar um PC gamer

4 min de leitura
Imagem de: Como montar um PC gamer
Imagem: Pexels

Montar um computador para jogos não é uma tarefa fácil. São milhares de peças de hardware disponíveis, desde processador, placa de vídeo, memórias e armazenamento até placa-mãe e periféricos, e nem sempre é fácil escolher o melhor para um PC gamer. Porém, existem serviços na internet que podem ajudar.

O MeuPC.net é hoje um dos mais indicados para aqueles que querem montar um computador para jogos. Trata-se de um serviço online que tem como diferencial uma grande base de dados e a possibilidade de testar a compatibilidade entre os componentes escolhidos. O MeuPC.net também calcula o preço e mostra as melhores ofertas para as peças escolhidas para o setup.

Como se tudo isso não bastasse, o serviço online disponibiliza a montagem de outros usuários para você se inspirar. A seguir, separamos um guia para você montar o PC gamer de seus sonhos.

Como montar um computador para jogos

Site MeuPC.net ajuda aqueles que querem montar um PC gamer. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Site MeuPC.net ajuda aqueles que querem montar um PC gamer. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

O primeiro passo para montar um PC gamer é visitar o site MeuPC.net e clicar na opção “Monte seu PC”. Você será redirecionado para uma página que vai orientar a escolha de todos os componentes do computador, começando peço “cérebro” da máquina, que é o processador.

Escolhendo o processador

O usuário vai precisar escolher entre um processador Intel ou AMD. (Fonte: MeuPC/Reprodução)É preciso escolher entre um processador Intel e um AMD. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

Ao clicar na opção para adicionar uma nova peça, você é redirecionado para uma página em que terá uma grande variedade de opções para escolher. No caso do processador, a lista tem componentes categorizados de acordo com:

  • frequência (em GHz);
  • núcleos;
  • consumo (em Watts);
  • popularidade;
  • preço (normal e no boleto).

A barra lateral esquerda permite a criação de filtros mais específicos, com opções de fabricante, série, sockets e muito mais. Selecione um processador que esteja de acordo com suas necessidades e clique no botão “+” para adicioná-lo à build.

Definir o cooler do processador

O cooler do processador precisa ser compatível. (Fonte: MeuPC/Reprodução)O cooler do processador precisa ser compatível. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

A próxima etapa é a escolha do cooler do processador. A definição conta com a categorização por RPM, nível de ruído, cor e popularidade, além do preço. A barra lateral mais uma vez oferece outras opções de filtros e ainda tem a opção de exibir somente componentes compatíveis com o chip já escolhido.

Escolhendo a placa de vídeo

A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes do setup. (Fonte: MeuPC/Reprodução)A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes do setup. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

Um dos componentes mais importantes para um computador rodar jogos de video game com alta qualidade de imagem é a placa de vídeo. O site MeuPC.net tem uma grande variedade de opções, mas com o foco na compatibilidade do setup construído até o momento. Você pode escolher a GPU de acordo com:

  • série;
  • chipset;
  • memória (em GB);
  • clock (em GHz);
  • popularidade;
  • preço (normal e no boleto).

A barra lateral esquerda ajuda a aplicar filtros extras, como compatibilidade com frame sync, consumo (TDP) e quantidade de conexões.

Definindo a placa-mãe

A placa mãe precisa ser compatível com os outros componentes do computador. (Fonte: MeuPC/Reprodução)A placa-mãe precisa ser compatível com os outros componentes do computador. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

É provável que você já tenha entendido a lógica do site e o quanto ele pode ajudar na construção de seu computador para jogos. O próximo componente a ser definido é a placa-mãe, e é preciso escolher modelos de acordo com o socket da CPU, o formato, a quantidade de slots de memória, a memória máxima suportada e a popularidade.

Escolhendo a memória RAM e o armazenamento

Memória RAM e armazenamento podem ser escolhidos em maior quantidade. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Memória RAM e armazenamento podem ser escolhidos em maior quantidade. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

A próxima etapa é definir a memória RAM e o armazenamento. O destaque aqui é a possibilidade de adicionar mais de um componente para essas categorias, já que você pode querer construir um setup com mais espaço para os jogos ou uma quantidade de RAM mais robusta.

A questão da compatibilidade novamente é verificada, especialmente no que diz respeito à velocidade da memória RAM.

A questão da compatibilidade das memórias é verificada. (Fonte: MeuPC/Reprodução)A compatibilidade das memórias é verificada. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

Definindo a fonte

Depois dos pontos anteriores, os componentes escolhidos não impactaram diretamente o desempenho da máquina, mas precisam ser escolhidos de acordo com o que já foi selecionado. A fonte, por exemplo, precisa fornecer a energia suficiente para alimentar todo o hardware escolhido, serviço que o site faz automaticamente ao mostrar opções compatíveis.

Escolhendo os demais componentes

A fonte precisa fornecer energia suficiente. (Fonte: MeuPC/Reprodução)A fonte precisa fornecer energia suficiente. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

O restante do setup, o que inclui gabinete, monitor, mouse, teclado, fone de ouvido e mousepad, não impacta diretamente o desempenho da máquina, mas pode mudar consideravelmente a experiência de jogo de acordo com a escolha. Para ajudar na definição, sugerimos um artigo com algumas recomendações dos melhores acessórios para um PC gamer.

Comprando o computador

O site MeuPC não vende componentes de hardware, mas indica as lojas com os melhores preços. (Fonte: MeuPC/Reprodução)O site MeuPC não vende componentes de hardware, mas indica as lojas com os melhores preços. (Fonte: MeuPC/Reprodução)Fonte:  MeuPC 

Depois de fechar a escolha de todos os componentes, um somatório dos preços aparece no fim da página. É importante destacar que o serviço MeuPC.net não vende peças de hardware, apenas indica o melhor preço para cada componente escolhido.

Você pode clicar no botão “Comprar” ao lado de cada produto ou mudar as peças selecionadas caso não esteja satisfeito com os valores. Também é possível salvar a build, enviá-la por e-mail ou compartilhar com a comunidade.

O que você achou desse serviço que ajuda a montar um computador dedicado para jogos? Você está pensando em utilizar o MeuPC.net para comprar seu PC gamer? Ou será que você prefere ficar de olhos em notebooks de alto desempenho?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.