Frostpunk 2: já existem 'golpistas' tentando ganhar dinheiro com o game

2 min de leitura
Imagem de: Frostpunk 2: já existem 'golpistas' tentando ganhar dinheiro com o game
Imagem: Imagem: Epic Games Store
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

É comum que a gente possa comprar — e pagar — por games antes mesmo do lançamento, no período de pré-venda. Assim, no momento em que o produto final está pronto, nós recebemos o jogo antes de todo mundo — e, em alguns casos, com preços mais atrativos. Mas o que dizer de uma pré-venda de um jogo que a própria desenvolvedora não definiu o preço?

É o que está acontecendo com a sequência de Frostpunk. Faz poucos dias que a 11 Bit Studios anunciou que haveria uma nova edição do jogo para PC, com apenas um trailer publicado até agora. Então, quando páginas vendendo "chaves de pré-venda" de Frostpunk 2 apareceram no marketplace Kinguin, algumas pessoas ficaram desconfiadas.

A 11 Bit Studios não ficou muito feliz com as "chaves de pré-venda" no Kinguin e disse, no Twitter, que há "golpistas de m****" fazendo anúncios falsos para enganar clientes desavisados. Afinal, segundo a produtora, nem eles mesmos sabem o preço definitivo do jogo ou sua data de lançamento. Os anúncios no Kinguin prometem Frostpunk 2 por US$ 37,50 — mais ou menos 200 reais, no câmbio dessa quinta-feira (18 de agosto).

Considerando os preços das lojas oficiais dos consoles ultimamente, 200tão num lançamento realmente está bom demais para ser verdade, né amigos?

Algumas pessoas até argumentaram que essa prática é comum no segmento de revendedores de games: eles jogam um preço e vendem um produto que ainda não têm, mas no fim acabam realmente disponibilizando o game, quando ele fica disponível. Ainda assim, o pessoal da 11 Bit Studios não aprovou os anúncios e afirmou, em nota: "Eles estão vendendo algo que não têm e nem sabem se vão ter. Isso não é ético".

Já o pessoal da Kinguin pediu desculpas, derrubou as "informações falsas" e prometeu deixar claro que se trata apenas de uma pré-venda. Pré-muito-pré-venda, nesse caso, uma vez que o primeiro trailer do jogo saiu na semana passada.

Por que tanta ansiedade?

Em vista dessa notícia, algumas pessoas podem se questionar se essa ansiedade para comprar Frostpunk 2 com tanta antecedência tem alguma justificativa. Bem, para quem curtiu o primeiro título da série, tem toda justificativa! O jogo fez bastante sucesso na época de seu lançamento, em 2019, e foi muito bem recebido pela crítica (inclusive aqui no Voxel).

Ele é um jogo de city-building, mas com uma premissa muito original: em uma linha do tempo alternativa, o mundo congelou no final do século 19, e o jogador precisam gerenciar recursos para manter os sobreviventes. A mecânica do jogo é muito bem construída, com decisões que realmente fazem diferença para seu andamento. Para essa segunda edição, a 11 Bit Studios já prometeu que a mecânica terá aspectos políticos que não existiam no Frostpunk original.

Mas, de qualquer forma, a gente vai ter que esperar bastante para experimentar esse jogo. Então, não tem porque gastar seus ricos US$ 37,50 para comprá-lo na Kinguin, agora. Mas se você quiser, o dinheiro é seu também, né? Então, o que você acha dessa história?

Fontes