8 jogos de construção de cidades você (provavelmente) não conhece

4 min de leitura
Imagem de: 8 jogos de construção de cidades você (provavelmente) não conhece
Avatar do autor

Se você era gamer na década de 1990, um dos grandes motivos de se comprar um computador não era para trabalhar. Para mim existia um motivo especial: SimCity. Desenvolvido por Will Wright, o game trouxe a possibilidade de se construir cidades e cuidar da administração pública. Produzido pela Maxis, o título inovou na jogabilidade com imagens bidimensionais e uma visão atmosférica fantástica.

Os anos foram passando e SimCity tornou-se base para quase todos os jogos de construção de cidades que existem no mercado. Os mais familiarizados com o gênero sabem que os lançamentos ocorrem praticamente toda a semana. Muitos deles possuem temas interessantes, alguns pecam principalmente pela falta de balanceamento e outros jamais serão conhecidos.

Produtores independentes adoram trabalhar com este modelo de jogo, pois eles não possuem foco na parte gráfica, mas sim no gerenciamento, o que facilita na hora de programar. Hoje, eu vou trazer para vocês alguns jogos de construção de cidades que possuem um grande potencial, mas que vocês praticamente nunca ouviram falar. Vamos a eles?

Builders of Egypt

Builders of Egypt looks like a modern Pharaoh | PC Gamer

O mundo egípcio sempre me encantou. Desde que foi anunciado, Builders of Egypt entrou no meu radar. O jogo deve ser lançado no final deste ano, mas desde 2020 é possível jogar o prólogo para conhecer um pouco mais dele. Está disponível na Steam.

O jogo vem sendo desenvolvido por um economista polonês, chamado Jacek Turek e vem ganhando as páginas dos aficionados por jogos de construção de cidades. A proposta é excelente, mas ainda é preciso implementar muitas coisas. O jogo ainda está com diversos bugs e o sistema de gerenciamento ainda é muito desbalanceado.

Endzone - A World Apart

Endzone - A World Apart on Steam_??????

Lançado oficialmente neste mês de março, Endzone reúne um  ingrediente que está cada vez mais presente em nosso universo: o cenário pós-apocalíptico. O game traz a oportunidade de reconstruir o mundo e, ao mesmo tempo, sobreviver ao caos que se tornou a humanidade, após um desastre nuclear.

O jogo saiu em acesso antecipado em 2020 e desde então começou a entrar no radar de quem curte a temática. Ele possui um gerenciamento parrudo e bem  complexo. Em certos momentos é muito menos amigável do que Surviving the Aftermath, lançado praticamente em simultâneo, só que com o crivo da gigante Paradox.

The Architect: Paris

The Architect: Paris permitirá desenhar e criar edifícios originais

Você nunca viu um jogo como este. Nem eu mesmo tinha visto até conhecê-lo. Feito em Unity, The Architect tem como conceito construir uma cidade nos mínimos detalhes. Nele, você poderá mudar a arquitetura dos edifícios da cidade de Paris, na França. Com certeza este jogo é para os fãs de SimCity e Cities: Skylines. Ele foge um pouco do preceito de construção de cidades, pois tudo já está feito. Esqueça o modo de gerenciamento. Sua única diversão será inventar e criar novamente tudo o que foi feito pelos franceses.

Universim

The Universim on Steam

Atualmente ganhamos muitos jogos de construção de cidades com um viés diferente. Em Universim, sua base de desenvolvimento será o planeta, dando a impressão de maior controle e espaço. Você assume o papel de Deus, podendo desenvolver as civilizações ao longo das eras.

O jogo chegou em acesso antecipado em 2018 e, desde então, vem sendo atualizado constantemente pelos desenvolvedores. O mais interessante é que a sua aventura não será refém de um planeta. Você poderá desenvolver vários e terá que controlá-los o tempo inteiro. Mas fique tranquilo, o sistema de gerenciamento é de fácil entendimento.

Townscaper

Townscaper Preview (PC) - Hey Poor Player

Quem gosta de construção de cidades e tem interesse em entrar neste mundo, eu aconselho fortemente comprar Townscaper. Ele é um dos jogos mais relaxantes que eu já joguei em toda a minha vida.

O game custa menos de R$ 15 e está sendo distribuído pela Raw Fury. Feito por apenas uma pessoa, Oskar Stålberg, a aventura é colorida, com uma intuição maravilhosa e infinitas possibilidades. Ele pode ser jogado por crianças e adultos, com a mesma possibilidade de entretenimento.

Dawn Of Man

Dawn of Man - IRON AGE - YouTube

Quando falamos de homens das cavernas e construção de cidades, o primeiro jogo que me vem à mente é Dawn Of Man. Achei o jogo por acaso, após passear pela busca da Steam. E não é que ele responde às expectativas criadas? Você começa a desenvolver sua aldeia do zero. O gerenciamento será focado nos trabalhadores e seus inimigos serão os animais da floresta e algumas hordas de inimigos.

O desafio é intenso, mas pouco complexo. Será necessário administrar sua aldeia e tomar cuidado com tudo o que o cerca, pois se piscar os olhos, tudo pode ir por água abaixo.

Workers & Resources: Soviet Republic

Save 20% on Workers & Resources: Soviet Republic on Steam

Bem-vindo ao mundo dos comunistas, ou pelo menos da época da cortina de ferro. Seu objetivo em Workers & Resources: Soviet Republic é construir uma nova cidade soviética, tendo como base tudo o que ocorreu no período em que a União Soviética existia. O que mais impressiona é como a imersão do jogo te leva para aquele tempo. As construções são fidedignas e a administração mostra como as pessoas viviam naquele tempo.

O jogo possui gráficos muito legais, que se aproximam muito da realidade, dando um significado muito maior para a época. Não é um jogo simples. Por mais que os desenvolvedores ainda estejam na fase de acesso antecipado, muito já foi melhorado. Eu joguei pela primeira vez em 2019 e fiquei muito satisfeito na ocasião. Ao colocar as mãos nele novamente, no início de 2021, me encantei com o que foi feito no título.

Ostriv


Deixei esta pedra preciosa por último pois ela merecia finalizar esta série de jogos de construção. Ostriv já chama a atenção por se tratar da construção de cidades na Ucrânia, no século 18. Ele é simples e, ao mesmo tempo, lindo, com uma otimização perfeita, mesmo ao se jogar em 4k.

Os menus são simples e não demonstram a complexidade de se criar um bom sistema de gerenciamento. A imersão do jogo te dá muita tranquilidade, algo que é totalmente o oposto em muitos jogos do gênero. Este título é uma compra certa para quem aprecia o gênero.

Gostou dos títulos escolhidos? Conhece outros games de construção de cidades desconhecidos? Conte para nós nos comentários.

8 jogos de construção de cidades você (provavelmente) não conhece