Nintendo pode lançar novos consoles 'Classic Edition' no futuro

2 min de leitura
Imagem de: Nintendo pode lançar novos consoles 'Classic Edition' no futuro
Imagem: Imagem: Nintendo/Divulgação

Conforme a gente fica velho, parece que o tempo passa cada vez mais rápido: um estalar de dedos e — plau! — lá se vão quatro anos. Esse é o tempo que se passou desde que a Nintendo lançou seus consoles retrô/mini e os descontinuou em pouco tempo. Foi como dar o doce para as crianças das gerações X e Z, só para tirá-lo da boca delas logo em seguida. Poxa, Nintendo!

Porém, nem tudo está perdido: o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, afirmou que ela pode lançar novas versões "Classic Edition" de consoles antigos no futuro. A ideia é permitir que pessoas que, hoje, são pais e não jogam mais videogames, voltem a ter contato com a Nintendo.

Basicamente, ele jogou na nossa cara que a gente está velho — e não mentiu. Mas o que importa é que os clássicos podem voltar. Comemoremos, colegas "cringes".

Imagem: Nintendo/DivulgaçãoImagem: Nintendo/DivulgaçãoFonte:  Nintendo/Divulgação 

Os clássicos que nunca deveriam ter saído de linha

Voltando um pouco na história, para quem não está por dentro: ali entre 2016 e 2017, a Nintendo lançou o NES Classic Edition, uma nova versão do bom e velho Nintendinho, de 1983. Ele era menor que o original, tinha entrada HDMI para se conectar às smart TVs modernas, mas o design geral era o mesmo e os jogos clássicos vinham pré-instalados na memória do console. Uma máquina do tempo em forma de videogame.

Mas a alegria da geração X/Z durou pouco, já que o NES Classic Edition foi uma espécie de "edição limitada" e sua fabricação foi descontinuada cerca de seis meses depois do lançamento. Ainda em 2017, foi lançada uma Classic Edition do SNES, o Super Nintendo, mas que também não foi fabricada em grandes quantidades e saiu de linha logo depois.

As Classic Editions venderam igual pão quente, mas, ainda assim, a Nintendo não deu mais nenhuma notícia sobre elas nos últimos tempos. Os fãs ainda esperam uma versão mini do Nintendo 64, por exemplo. A fala de Shuntaro Furukawa traz esperanças, nesse sentido, para os nostálgicos dos consoles antigos.

Imagem: Wikimedia CommonsImagem: Wikimedia CommonsFonte:  Wikimedia Commons 

As Classic Editions vão voltar?

Aí que está a grande questão. O que as notícias falam é que os consoles mini podem voltar, mas que ainda não há certeza sobre isso, nem datas definidas.

Shuntaro Furukawa disse que "nós vamos continuar a examinar a possibilidade de oferecer conteúdo clássico, como o NES e Super NES Classic Mini, bem como nossos serviços online, como uma maneira de comunicar o apelo dos nossos produtos às diferentes gerações". Ou seja, há esperanças.

Vale lembrar que diversos títulos clássicos dos arcades e dos videogames antigos da Nintendo estão disponíveis no serviço Switch Online, para a última geração de consoles da empresa. Mesmo assim, jogar naquele controlezinho antigo é bem mais divertido!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.