Horizon Forbidden West utilizará ray tracing no PS5

1 min de leitura
Imagem de: Horizon Forbidden West utilizará ray tracing no PS5
Imagem: PlayStation
Avatar do autor

A PlayStation Studios liberou diversos detalhes sobre Horizon Forbidden West e revelou que o jogo terá recursos de ray tracing no PlayStation 5. A utilização do potencial do hardware do console já era esperada, mas foi confirmada por Mathijs de Jonge, o diretor do game.

Em entrevista ao site Hardware Zone, o funcionário da Guerrilla Games comentou sobre as otimizações do jogo para PlayStation 5. O diretor de Forbidden West revelou que o estúdio está utilizando o traçado de raios para criar efeitos de física, renderização e até som.

Fonte:  PlayStation Studios 

Mathijs de Jonge não entrou em detalhes técnicos sobre a implementação da função, mas disse que a tecnologia será utilizada na concepção de "muitas coisas" no game. "Eu não sou um engenheiro técnico, então não posso explicar muito além disso. Mas sim, estamos utilizando [ray tracing]".

Somente no PS5

O suporte para traçado de raios em tempo real é uma das principais novidades presentes nos consoles de nova geração. Tanto o hardware do PS5 quanto do Xbox Series X e Series S possuem núcleos dedicados para a renderização de ray tracing.

A tecnologia já é bastante popular no PC, aparecendo em GPUs Nvidia e AMD, e permite que os desenvolvedores criem jogos mais realistas, mas exige mais poder do hardware. O traçado de raios em tempo real é bastante abrangente e pode ser implementado na criação de reflexos, sombras, oclusão de ambiente e até mesmo áudio mais imersivo.

Como a renderização do traçado de raios em tempo real precisa de hardware dedicado para entregar melhores resultados, as funções que necessitam de ray tracing não aparecerão na versão de PS4 de Horizon Forbidden West. Além dos gráficos aprimorados, o novo jogo da franquia também terá outros recursos exclusivos no PS5, incluindo suporte completo para DualSense e áudio 3D.

Horizon Forbidden West está previsto para ser lançado no final de 2021 para PS4 e PS5, e recentemente ganhou um gameplay de 15 minutos em 4K. No entanto, a Sony não descarta a possibilidade de adiar o jogo para o ano que vem, como aconteceu com o novo God of War.

Horizon Forbidden West utilizará ray tracing no PS5