Como instalar mods no GTA 5

3 min de leitura
Imagem de: Como instalar mods no GTA 5
Imagem: IMDb/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Desde 2013, o GTA 5 é um dos jogos mais populares disponíveis no mercado. Ele atravessou duas gerações de consoles e se prepara para chegar à terceira, ainda este ano. Além disso, o jogo ganhou uma forte base de fãs no PC, não apenas pelas melhorias gráficas, mas também pela possibilidade de instalar mods.

Embora a Rockstar não ofereça suporte oficial, os mods ajudaram a prolongar a vida do jogo, que está perto de completar 10 anos. São carros, cenários e outras tantas modificações que a comunidade de jogadores vem desenvolvendo, como recriar todo o mapa de Vice City em GTA 5 (com suporte a 4K e Ray Tracing).

Abaixo nós mostraremos como instalar esses mods, para você ter mais possibilidades no jogo. É importante lembrar que por serem modificações não oficiais e sem o suporte da Rockstar, é preciso tomar cuidado para não "quebrar" o jogo. Além disso, os mods são proibidos no GTA Online, e caso você tente acessar o jogo com uma modificação, poderá ter a sua conta banida.

Plugins para adicionar os mods no GTA

Antes de sair baixando todos os mods que você quer adicionar no seu GTA, é necessário instalar um plugin, que irá permitir ao jogo acessar os códigos com as modificações. Existem várias opções disponíveis, como o Script Hook V, o OpenIV ou o GTAV LUA. De maneira geral, todos funcionam da mesma forma e você pode decidir qual usar de acordo com os mods que deseja colocar no jogo.

Script Hook V

Tela para acessar os mods através do Script Hook V.Tela para acessar os mods através do Script Hook V.Fonte:  GTA5-Mods 

Uma das bibliotecas de códigos mais populares atualmente, o Script Hook V se destaca porque, além de permitir a instalação dos mods, ele conta ainda com um pacote que libera vários cheats. Se você quer apenas divertir com dinheiro infinito, armas, gravidade lunar, supervelocidade e outros recursos, esse é um excelente plugin para isso.

A primeira coisa que você deve fazer é acessar este link e baixar o Script Hook V. Feito isso, basta extrair os arquivos ScriptHookV.dll e dinput8.dll para a pasta principal do jogo (é a mesma que o arquivo GTAV.exe está instalado). Para adicionar também o pacote de cheats, é só extrair o arquivo NativeTrainer.asi para a mesma pasta.

OpenIV

Se você gosta de outros jogos da Rockstar, como o Red Dead Redemption 2, pode preferir usar o OpenIV para habilitar os mods. Este plugin foi desenvolvido para o GTA 4, mas ganhou vários updates para o título mais recente da franquia.

Neste caso, você deve fazer o download do instalador do OpenIV, clicando aqui. Depois instalar e abrir o plugin e selecionar o GTA V. Feito isso, você deverá informar a localização da pasta do jogo. Quando você acessar o menu do programa, precisará ainda buscar pela opção “Tools” e depois “ASI Manager”, para instalar as opções de loaders disponíveis (o ASI Manager tem a mesma função que o dinput8.dl do Script Hook V, ou seja, é ele que irá carregar os mods no jogo).

GTAV LUA

Finalmente, existe uma categoria de mods que utilizam uma linguagem de programação conhecida por LUA. Nesse caso, antes você precisará de um dos loaders disponíveis nas opções acima (o ASI Manager ou o dinput8.dll).

Depois, basta acessar este link para fazer o download do GTAV LUA Plugin, extrair o conteúdo do arquivo .zip na pasta do jogo e copiar as modificações que usam essa ferramenta para a pasta “addins”, localizada na pasta “scripts”.

Instalando os mods no GTA 5

Em um dos mods é possível adicionar o King Kong no jogo.Em um dos mods é possível adicionar o King Kong no jogo.Fonte:  5mods/Reprodução 

Agora que você já tem como habilitar os mods, pode começar a procurar os que mais te interessam. Como já mencionado, existe uma variedade enorme, desde mais opções de carros, até o mod Roleplay, que transforma o modo online em um RPG (lembrando novamente que instalar mods no GTA Online pode causar o banimento da sua conta). Esse e tantos outros mods podem ser encontrados em sites como o 5 mods.

Essa é a parte mais fácil do processo. Basicamente você deverá fazer o download das modificações que quer acrescentar no jogo, fazer a instalação ou apenas descompactar os arquivos na pasta do GTA V, e habilitá-las durante o gameplay.

Os comandos para acessar os mods são os seguintes:

  • F4 ou F8 — ativar o menu do mods;
  • NUM2/8/4/6 — navegar pelos menus e listas (o numlock deve estar ativado)
  • NUM5/ENTER — selecionar o mod/cheat
  • NUM0/BACKSPACE — voltar

Vale lembrar que, embora alguns mods corrijam problemas de bugs e ofereçam melhoria gráfica considerável, é possível que alguns não possam ser usados juntos. Caso isso aconteça, o jogo pode ficar instável e você pode precisar fazer um backup ou até ter que reinstalar.

Como instalar mods no GTA 5