GTA 5: tecnologia fotorrealista deixa game com gráfico incrível!

1 min de leitura
Imagem de: GTA 5: tecnologia fotorrealista deixa game com gráfico incrível!
Imagem: Intel Labs/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Intel divulgou, nesta semana, o resultado de uma nova tecnologia proprietária que consegue aprimorar imagens utilizando inteligência artificial. O curioso é que a empresa utilizou GTA 5 para mostrar a utilização da ferramenta de fotorrealismo. E o resultado é simplesmente incrível.

O trabalho, que foi realizado pela Intel Labs, um braço voltado para pesquisas da companhia, foi publicado em formato de artigo científico e conta um pouco sobre o processo. Com uma linguagem menos complicada, a marca divulgou um vídeo exemplificando o uso da tecnologia dentro do jogo da Rockstar.

Os especialistas explicam que a solução serve para melhorar a qualidade e aumentar o realismo de "imagens sintéticas", ou seja, que foram produzidas por computador. Essas imagens são renderizadas novamente por uma IA que “aprendeu” sobre como funciona a iluminação na vida real. Confira, abaixo, o vídeo mostrando a comparação entre os gráficos originais e os melhorados de GTA 5.

Nesse processo, cada frame da imagem é verificado pelo computador da Intel, mesmo após a melhoria, o que garante a fidelidade e a semelhança com as imagens que enxergamos com os nossos olhos.

O vídeo impressiona principalmente pelas sombras e reflexos, que podem ser vistos nas janelas dos carros, por exemplo. A coloração do gameplay também dá a sensação de que estamos mesmo dirigindo o veículo e passeando pelas ruas de Los Santos.

O que achou do resultado da tecnologia da Intel no game? Acredita que ela poderia ser utilizada para “dar um talento” em qual título? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.