24 dicas para se dar bem em GTA 5

14 min de leitura
Imagem de: 24 dicas para se dar bem em GTA 5

Img_normal
A essa altura do campeonato, você já deve ter vasculhado cada um dos cantos de Los Santos. O gigantesco mapa foi rapidamente devorado pelos fãs, que encontraram em questão de horas os mais variados segredos escondidos pelo cenário. Afinal, depois de muita espera, achar cada brincadeira da Rockstar era o mínimo.

Só que GTA V é muito mais que isso. O jogo conta com muitos detalhes que tornam a experiência ainda mais divertida e completa. São pequenos elementos que podem passar despercebidos à primeira vista ou soar como algo básico para alguns jogadores, mas que podem fazer toda a diferença na vida de quem está começando no submundo da cidade.

É por isso que decidimos listar algumas pequenas dicas para ajudar os iniciantes ou dar aquele empurrãozinho em quem já está bem avançado — ou já concluiu a história —, mas que ainda quer se surpreender com alguns elementos do game.

Não deixe de conferir as melhores ofertas de GTA V para PS3PS4Xbox 360Xbox One e PC.

1. Sabendo usar as ações

Quando a primeira missão de assassinato de Lester surgir, contenha-se. Se você é daquelas pessoas que não consegue avançar na trama sem antes concluir todas as sidequests, saiba que a melhor maneira de ficar milionário em Los Santos é deixando os serviços dados pelo cérebro do grupo para o final.

Img_normal
Isso porque as chances de você ganhar muito dinheiro aumentam consideravelmente após os créditos finais. São essas tarefas que vão fazer com que o mercado de ações oscile e, como você tem apenas alguns trocados no início da campanha, o ideal é deixar essas tarefas para quando você já estiver nadando no dinheiro depois do grande assalto.

Assim, quando Lester pedir para que você mate o CEO de uma empresa, ele já vai dizer qual a companhia vai se beneficiar com isso. Então invista todo o seu dinheiro nela e espere os lucros multiplicarem. Então é só vender as ações e comprar daquela que foi prejudicada inicialmente para que o valor em sua conta bancária exploda em zeros.

Img_normal
Deixar para o final torna o processo mais eficaz, pois você já conta com algumas dezenas de milhões de dólares para fazer o investimento, o que torna o retorno ainda mais satisfatório. Portanto, não faça como eu: ignore o Lester e só volte a prestar atenção nele após os créditos finais.

O pessoal do site Kotaku fez um guia bem detalhado que vai ajudá-lo a entrar nesse mundo da bolsa e dos assassinatos da melhor maneira possível.

2. Encontre sua fé

Antes do lançamento de GTA V, a Rockstar liberou várias páginas virais sobre o chamado Programa Epsilon, uma espécie de seita religiosa que encontraríamos em Los Santos. No entanto, com exceção de um ou outro fanático espalhado pelas ruas e referências à expressão “Kifflom” ditas por alguns personagens, nada de significativo foi apresentado.


Na verdade, o grupo desempenha um papel importante dentro da cidade, mas de maneira muito discreta. Tanto que, para dar início à missão relacionada, você precisa primeiramente despertar sua fé. Para isso, selecione Michael e vá até o navegador de seu celular. Lá, entre no site epsilonprogram.com — às vezes o atalho aparece na tela inicial, o que agiliza o processo — e vá na opção para testar sua fé.

Após responder um breve questionário — lembre-se de dizer que seus cheques têm fundo! —, você verá que um ícone estranho surgiu em seu mapa: trata-se do início de sua jornada espiritual dentro do Programa Epsilon. Vale lembrar que as missões não surgem de imediato e que é preciso esperar algumas horas entre uma e outra, mas que nenhuma delas exige muito esforço para ser concluída.

Outra dica importante para agilizar o processo de iluminação é saber lidar com o tempo. Em determinado momento, os fiéis vão pedir para você passe 10 dias vestindo a túnica sagrada. E em vez de se martirizar por Los Santos com aquele pijama, vá para sua casa e durma dezenas de vezes. Cada vez que você for para a cama, o tempo avança em seis horas. Assim, após alguns minutos deitando e acordando, você estará mais perto de sua fé.


O último desafio é correr 8 km no deserto. O problema é que, se você sair da área sagrada, o contador zera. O segredo aqui é amarrar um elástico no controle e apertar o botão de corrida por alguns minutos. Isso fará com que Michael ande em círculos e você não correrá o risco de falhar. Aproveite esse período inútil para ir ao banheiro, comer e dizer para sua família que está tudo bem.

Por fim, você pode lucrar US$ 2 milhões ao abandonar a missão e fugir com o carro repleto de dinheiro. Os seguranças vão atrás, mas nada muito complicado.

3. Não tenha medo de comprar propriedades

Por mais que não seja possível comprar casas em Los Santos, você pode adquirir alguns estabelecimentos pela cidade. Alguns deles são extremamente caros, mas a grande maioria é acessível e pode trazer alguns benefícios.

Img_normal

A principal vantagem de ser um investidor é que alguns desses pontos vão trazer um retorno constante à sua conta. Alguns trazem um lucro fixo, enquanto outros dependem do quanto você usa ou interage com a cidade em si. No caso do ferro-velho, por exemplo, o dinheiro recebido aumenta de acordo com a quantidade de veículos destruídos. Então, se você comprar esse lugar, não pense duas vazes antes de explodir carros em seu caminho.

Outro ponto são as missões extras. Adquirir uma companhia de táxi vai fazer com que você receba ligações de clientes que querem passear por Los Santos e injetar dinheiro na marina local vai liberar corridas de lancha pela baía local.

4. Vasculhe a internet

Em meio a tanta ação, chega a ser arriscado dizer que você deve perder alguns minutos navegando na internet. Mas a verdade é que GTA V conta com muitos segredos e piadas espalhadas em seu falso universo online.


Além das paródias ao Facebook e ao Twitter — que vão apresentar detalhes daquele mundo, destacando alguns personagens que não aparecem na trama —, outros sites contam com várias piadas e easter eggs que tornam a experiência ainda mais divertida. Exemplo disso é que, se você vasculhar a página Hush Smush — dedicada a quem procura sexo casual —, vai encontrar o perfil de Amanda, a mulher de Michael.

5. Use as limitações a seu favor

Como falei na minha análise, GTA V não é perfeito e possui algumas limitações que não chegam a ser problemáticas, já que conseguem tornar a experiência ainda mais divertida. Prova disso é que o campo de visão dos policiais afeta sua inteligência artificial, fazendo com que seja um pouco mais simples escapar deles.

Img_normal
Durante perseguições mais frenéticas — acima de três estrelas, quando os helicópteros entram em ação —, saiba para onde correr para escapar dos olhos da lei. E mais do que evitar estradas e se esconder em arbustos, tente entrar em becos e ficar atrás de muros. Assim, por mais que os agentes o persigam, eles não o verão caso pulem sobre seu personagem. Eles continuarão olhando para frente e vão deixá-lo em paz.

Outra dica para escapar da polícia é se jogar na água e nadar para o mais longe possível da costa. Isso vai deixá-lo livre das viaturas e sua única preocupação será o helicóptero e os barcos que podem aparecer. Para evitá-los, basta ficar nas regiões mais profundas, subindo à superfície apenas para respirar.

6. Tenha sempre explosivos à mão

Se você é o tipo de jogador barulhento e caótico, as armas explosivas serão suas favoritas. E não é à toa, pois elas são as mais úteis na hora de limpar seu caminho. As bombas adesivas, por exemplo, podem acabar com as viaturas policiais que estão na sua cola, facilitando a fuga.

Img_normal
Além disso, o lança-granadas pode ser usado para acabar com qualquer ameaça. Nas missões de Matança de Trevor, a arma vai economizar tempo, já que você pode acabar com meia dúzia de inimigos com um único disparo. Quando a bazuca for liberada, nem mesmo os helicópteros vão escapar de sua fúria.

7. Atire nos pneus

Muitas das missões de GTA V envolvem perseguições. E a melhor maneira de economizar tempo no trânsito é neutralizando o inimigo o quanto antes. A principal dica nesse sentido é treinar sua mira e atirar nos pneus o quanto antes. Com isso, o veículo fujão ficará instável e você conseguirá se aproximar com muito mais facilidade.

8. Ajude estranhos

A Rockstar decidiu trazer para Los Santos algo que ela já tinha apresentado em Red Dead Redemption: os eventos aleatórios. A qualquer momento, seu personagem pode se deparar com alguém que precisa de ajuda, seja com uma carona ou para recuperar uma carteira ou bolsa roubada.

Img_normal
É você quem decide se aquele indivíduo merece ou não sua atenção, mas aconselhamos fortemente que você pare o que está fazendo por alguns instantes para prestar socorro. Em alguns casos, além de uma esmola como agradecimento, esses NPCs vão demonstrar sua gratidão com algo a mais. Alguns vão recompensá-lo com alguns milhares de dólares em ações, enquanto outros vão se prontificar a ajudá-lo durante os golpes, ampliando seu leque de possibilidades.

9. Não economize na hora de contratar para seus golpes

Outro ponto que citei na análise é a liberdade que você em na hora de organizar os golpes. Além de definir a abordagem, você também determina quais profissionais você irá contratar para ajudá-lo. O ponto é que cada um dos nomes envolvidos possui um nível de habilidade e, com base nisso, vai pedir uma porcentagem na divisão dos lucros.

Img_normal
Aí fica à sua escolha. Para que tudo dê certo, o ideal é abrir os bolsos e chamar apenas os melhores, já que ser um pouco mais econômico aumenta as chances de erro. Saber dosar isso é fundamental. Preste atenção nas falas de Lester, pois ele vai indicar quem é fundamental naquela missão e quem pode ser menos habilidoso — o que pode render alguns milhares de dólares no fim das contas.

10. As vantagens da vida fácil

Dica rápida: caso você queira aumentar a resistência de seu personagem, não precisa ficar correndo sem parar pelas ruas de Los Santos. Contratar uma prostituta e usar seus serviços traz melhorias aos atributos de do trio de protagonistas, então não hesite em parar naquela esquina e dar uma checada no material.

Img_normal
11. Vá de táxi

Uma das coisas que mais me cansava em GTA V era estar ao sul da cidade e ter de ir ao norte de Sandy Shores. Por mais que o cenário fosse repleto de detalhes e coisas que eu ainda não tinha descoberto, em muitos momentos, eu só queria chegar ao destino final e ser feliz. É por isso que eu adoro os táxis.

Quando você quiser cruzar o mapa em questão de segundos, basta selecionar o destino desejado no mapa e usar seu celular para chamar um taxista. A primeira opção de local que ele vai oferecer é aquele que você marcou.

12. Recupere seus carros sem gastar nada

Se você precisa de seu carro inteiro e não quer gastar com mecânicos, uma dica bastante útil é trocar de personagem e voltar logo em seguida para o primeiro. Trata-se de um pequeno bug que conserta todos os danos do veículo e o deixa como novo sem que você tenha de desembolsar um centavo para isso. Nem sempre funciona, mas é bastante útil quando dá certo.

13. Em busca dos melhores carros

Entre os vários sites disponíveis no jogo, há alguns dedicados à compra de veículos especiais, como carros de luxo e tanques de guerra. Eles são bem caros, mas podem tornar a exploração de Los Santos única.

No entanto, você pode aproveitar esses veículos sem precisar ficar na miséria para isso. Muitos dos modelos disponíveis para venda online podem ser encontrados em pontos específicos do mapa, embora sejam bem raros. O tanque, por exemplo, pode ser roubado do Fort Zancudo e o Truffade Adder — considerado o automóvel mais rápido do jogo — pode ser encontrado em Vinewood, próximo da joalheria.

14. Não encare os policiais.

Nunca. Jamais.

Ajudinhas no GTA OnlineSe você já concluiu a campanha principal e agora quer se aventurar pelo universo multiplayer de GTA Online, também há algumas dicas que vão ajudá-lo a sobreviver às partidas e facilitar sua vida de diferentes formas.

15. Escolha um carro que preste

Ainda no tutorial, Simeon vai lhe presentear com uma visita gratuita à Los Santos Custom e pedirá que você roube um carro para ir até lá. Em vez de pegar a primeira banheira que surgir em seu caminho, perca um pouco mais de tempo em busca de um carro um pouco melhor, já que esse veículo será seu nas primeiras horas de jogatina.

Img_normal
Explore a região de Vinewood em busca de grandes máquinas. Encontre aquela que melhor se encaixa ao seu estilo de jogo, seja em termos de direção ou de velocidade. Quando decidir qual escolher, faça o seguro. Isso vai ajudar — e muito! — na hora de realizar os primeiros serviços.

16. Deixe seu dinheiro no banco

Quase não há necessidade de fazer com que seu personagem ande com dinheiro em mãos. Na verdade, isso é até perigoso: caso algum louco surja e decida matá-lo, toda a grana acumulada em seus bolsos pode ser roubada. Por isso, não hesite em fazer depósitos constantes para evitar que isso aconteça.

O melhor de tudo é que essa movimentação financeira pode ser feita diretamente de seu celular, o que facilita as coisas. E você nem precisa se preocupar com saques, já que todas as lojas aceitam o débito direto em sua conta. São apenas algumas funções que vão exigir dinheiro em mãos, mas nada fundamental.

17. Ative o Modo Passivo

Quer ir ao banheiro e não quer perder tudo? Está com uma boa quantia em dinheiro e não confia em internet banking? Não se preocupe, pois há uma forma de se manter imune à zoeira dos outros personagens. Uma das funções disponíveis no minimenu — aquele que aparece quando você segura o botão Select — é o chamado Modo Passivo, que impede que você seja ataco por outros jogadores.

Por apenas $100, você pode transitar livremente pela cidade sem correr o risco de tomar um tiro na nuca ou ser atropelado por alguém. É uma maneira segura de sobreviver.

18. Fique atento à sua reputação

A Rockstar conta com um sistema de reputação para que o modo online seja proveitoso para todo mundo. Se você é do tipo caótico, que gosta de dar tiro e explodir os amiguinhos, o jogo vai reconhecer esse comportamento e colocá-lo junto de outras pessoas com tendências semelhantes. Já aos pacifistas, as chances de cair em uma sala com outros jogadores tranquilos são bem maiores.

Img_normal

O mesmo acontece caso você abandone as partidas antes de seu término. A ideia é deixar os maus perdedores com outros de sua laia, enquanto os demais se divertem sem o risco de serem prejudicados.

19. Crie uma conta na Rockstar Social Club

Se você ainda não criou sua conta no serviço, não perca tempo. O jogo traz vários benefícios a quem associou os perfis, seja no modo single player quanto no online. No multiplayer, além de poder participar dos Comandos, você ainda recebe uma arma gratuitamente ao visitar a Ammu-nation. Para quem está começando sua jornada e ainda não tem onde cair morto, contar com uma escopeta de graça é muito bom.

20. Jogue ao lado de seu Comando

Participar de um Comando é muito mais do que estar ao lado de amigos. O game incentiva os jogadores a andarem em grupo, já que missões executadas ao lado de parceiros garante mais experiência do que aquelas realizadas sozinho ou com desconhecidos. Assim, para evoluir rápido, chame a galera.

21. Salve seu carro da destruição

Caso você seja morto ou preso, há a chance de seu carro ser apreendido pela polícia. Nesse caso, corra para o depósito e recupere-o antes que o braço da lei usa sua força para transformá-lo em sucata. Isso porque há um tempo limite que o veículo pode ficar à espera de seu dono e, caso ele não apareça, ele é destruído.

Img_normal
Para resgatá-lo é simples: basta invadir o local e fugir o mais rápido possível, já que os policiais devem tentar capturá-lo logo em seguida.

Outra dica divertida é que, se tiver outro carro por lá, você pode furar seus pneus e destruir o chassi, já que ele pertence a outro jogador. Se você quer se vingar de alguém, esse é o melhor momento para isso.

22. Compre uma garagem

Tão logo você consiga acumular uma boa quantia em dinheiro, não pense duas vezes antes de comprar uma garagem para guardar seus carros. Além de permitir que você amplie a possibilidade de escolha, isso vai ajudá-lo a se desenvolver mais rápido, além de evitar que você fique a pé no meio do nada.

23. Venda carros roubados

Uma boa forma de conseguir dinheiro em GTA Online é fazendo jus ao nome do jogo. Você pode roubar alguns carros no meio da cidade para vendê-los na Los Santos Custom por alguns milhares de dólares. Isso vai ajudá-lo a montar seu primeiro pé-de-meia e a adquirir suas primeiras propriedades.

Img_normal
Mas não se empolgue: há um período de tempo entre uma venda e outra, então saiba bem quais veículos levar ao seu receptor favorito.

24. Use máscaras

Roubar lojas é uma das coisas mais legais de se fazer em GTA Online. No entanto, é melhor você ficar atento na hora de entrar em um estabelecimento. Caso você tente assaltar o mesmo local diversas vezes, o proprietário vai reconhecê-lo e chamará a polícia tão logo você entre por aquela porta. Ou isso ou ele vai atirar sem perguntar o que você veio fazer.

Img_normal
Para evitar que isso aconteça, compre máscaras. Ocultar seu rosto vai fazer com que o efeito surpresa continue funcionando, além de dar um efeito muito mais legal à ação.

Outra dica relacionada é nunca dar as costas ao vendedor, já que ele pode estar armado e à espera de uma brecha para se defender. Além disso, os próprios pedestres podem tentar bancar os heróis e atacá-lo pelas costas.

GTA V está disponível para as plataformas PS3PS4Xbox 360Xbox One e PC

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.