Como fazer live na Twitch

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer live na Twitch
Imagem: Twitch
Avatar do autor

A Twitch é uma das principais plataformas de streaming atualmente e, apesar de seu foco nos games, pode ser utilizada por qualquer pessoa para compartilhar assuntos do dia a dia. O serviço da Amazon já é usado para comentar práticas como poker e até mesmo tendências do momento, como Big Brother Brasil.

As transmissões na Twitch também podem render dinheiro, já que a plataforma tem ferramentas de monetização, incluindo inscrições com o Amazon Prime. Neste tutorial, confira como fazer transmissões ao vivo pelo PC usando o Twitch Studio, o app oficial do serviço.

Como baixar o Twitch Studio

Entre em Twitch.TV e clique em “Cadastrar-se”; caso você já tenha uma conta, faça login na plataforma. No canto superior direito do menu do perfil, clique em “Painel de controle do criador” para abrir a página de gerenciamento de transmissões ao vivo.

Twitch Studio é o software da própria plataforma de streaming para fazer lives no PC.Twitch Studio é o software da própria plataforma de streaming para fazer lives no PC.Fonte:  Mateus Mognon 

Uma janela com o botão “Baixe o Twitch Studio” vai aparecer. Clique para fazer o download. A ferramenta de lives da própria plataforma também pode ser baixada neste link.

Como configurar o Twitch Studio no PC

Clique no executável do Twitch Studio e realize a instalação do software no computador. Selecione o local em que o app será salvo clicando no botão de engrenagem e, em seguida, prossiga com a opção “Instalar”.

Após a instalação, siga o passo a passo para configurar a sua live.Após a instalação, siga o passo a passo para configurar sua live.Fonte:  Mateus Mognon 

Com a instalação finalizada, abra o Twitch Studio e entre com sua conta da plataforma. O programa abrirá uma nova janela para configurar, passo a passo, a transmissão ao vivo. Seguir as instruções é altamente recomendado para usuários que não têm experiência com lives.

Clique em “Introdução” e, na aba de configuração de microfone, selecione “Trocar Microfone” para escolher uma fonte de áudio. O botão “Personalizar” permite adicionar filtros de som à live, como redução de ruídos.

Fonte:  Mateus Mognon 

Clique em “Continuar para a Webcam” para configurar sua imagem para a live. A interface permite visualizar a câmera que será usada na transmissão, além de ativar a tecnologia de remoção de cor de fundo.

O Twitch Studio também oferece filtros de imagem que podem ser aplicados ao pressionar as setas que aparecem nos cantos da visualização da câmera durante a configuração. A dica é usar a opção padrão e, caso necessário, aplicar mudanças posteriormente.

Fonte:  Mateus Mognon 

Se você estiver satisfeito com a qualidade da câmera, clique no botão “Continuar para Cenas”. A opção que permite criar a identidade visual da live que exige um pouco mais de atenção. Com isso em mente, apenas clique em “Continuar para as configurações” durante o setup inicial.

A última página de configuração apresenta os ajustes de qualidade da transmissão. O Twitch Studio fará um teste para verificar o poder de seu hardware e sua internet para fornecer as melhores especificações para a live.

Fonte:  Mateus Mognon 

Você pode alterar resolução e bitrate para fazer streaming em maior qualidade clicando em “Ajustar configurações”. No entanto, para quem está começando, a dica é seguir as diretrizes fornecidas pelo aplicativo.

Como editar cenas no Twitch Studio

Com todas as configurações prontas, agora só falta editar as cenas para garantir mais interatividade e beleza para a live. O aplicativo é aberto por padrão com as divisões "Principal", "Já Volto" e "Apresentando", mas você pode adicionar mais opções clicando em “Adicionar Cena”.

Fonte:  Mateus Mognon 

A cena que estiver em roxo na plataforma é a tela que estará em exibição para o público. Na base da interface, ao lado do botão de transmissão, o Twitch Studio também conta com o botão “Editar Cena”, que permite modificar com profundidade cada uma das camadas.

Fonte:  Mateus Mognon 

Para adicionar tela de fundo, imagens ou qualquer interação na live, basta selecionar a cena, clicar em “Editar Cena” e escolher a opção “Adicionar camada”. O menu permite colocar diversas interações na área de exibição, incluindo mídias, alertas de seguidores e uma caixa de chat, para exibir os comentários dos espectadores da live.

Fonte:  Mateus Mognon 

Quando tudo estiver pronto, clique na opção “Aplicativo em tela cheia”, disponível no canto superior esquerdo da interface, para selecionar o conteúdo principal que vai aparecer durante a transmissão. Selecione o jogo ou programa que você quer exibir e clique em “Avançar”.

Se o aplicativo desejado estiver aparecendo no fundo da tela, tudo está pronto para a live começar. Você pode iniciar o streaming clicando no botão “Iniciar transmissão”, que vai enviar as imagens do programa para seu canal na Twitch sem a necessidade de configurações adicionais.

Como fazer live na Twitch