Twitch: política antibots bane milhões de seguidores de streamers

1 min de leitura
Imagem de: Twitch: política antibots bane milhões de seguidores de streamers
Imagem: https://www.twitch.tv/

Em comunicado postado no Twitter nesta última quarta-feira (14), a Twitch confirmou a exclusão de milhões de contas bots em combate à impulsão de visualizações e ao falso engajamento na plataforma.

Há anos, os viewbots vêm sendo um problema para os administradores da Twitch, e mesmo com inúmeras denúncias de membros e expectadores, a plataforma ainda não havia conseguido tomar uma medida efetiva contra as máquinas que aumentam artificialmente a audiência de lives e vídeos. Agora, com novos casos de programações automáticas e contas falsas, a empresa decidiu tomar uma medida mais radical, banindo definitivamente cerca de 7,5 milhões de perfis maliciosos.

“Temos monitorado o aumento do engajamento falso na Twitch e identificamos mais de 7,5 milhões de contas que quebram nossos termos de uso. Estamos tomando medidas em relação a essas contas e agradecemos todos os relatórios sobre esse problema".

Segundo os administradores, grande parte dessas contas foram detectadas por tecnologias de machine learning, que vem sendo aprimorada pelas equipes de desenvolvimento e programação para funcionar de forma autônoma e responsiva. O banimento deverá ser uma ação preventiva da plataforma, mas a empresa não descarta tomar "ações legais" em casos de maior necessidade.

“Como resultado dessas remoções, você poderá notar diminuições repentinas na contagem de seguidores e espectadores nos próximos dias", concluiu o comunicado.

Top streamers flagragrados

A política da Twitch trouxe resultados imediatos e os usuários não deixaram de reparar na queda de seguidores em contas de streamers populares. Nos últimos dias, Félix "xQc" Lengyel surgiu com 2,6 milhões de seguidores a menos, enquanto Chance "Sodapoppin" Morris perdeu quase metade de seus inscritos. Além disso, Tyler "Ninja" Blevins, Michael "Shroud" Grzesiek, Raúl "Auronplay" Genes e Ali "Myth" Kabbani viram seus números diminuírem em centenas de milhares.

O quê você acha da utilização de viewbots? Acredita que a medida da Twitch foi a mais correta? Deixe sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.