Nvidia trará suporte nativo para DLSS na Unity em 2021

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia trará suporte nativo para DLSS na Unity em 2021
Avatar do autor

Durante o evento GTC 2021, realizado nesta semana, a Nvidia anunciou que a ferramenta gráfica DLSS será disponibilizada nativamente na Unity até o fim de 2021. Com a novidade, os desenvolvedores que utilizam o motor gráfico poderão implementar o "Deep Learning Super Sampling" com mais facilidade em seus games.

Apesar de ainda não existir uma data de lançamento para a integração, a Nvidia já demonstrou os ganhos do DLSS no motor gráfico. Durante a GTC 2021, a empresa apresentou a novidade em um vídeo feito com Mathieu Muller, da Unity, e também em uma palestra da Light Brick Studio, disponível no site do evento.

Recentemente, a companhia também liberou um plugin para a utilização do DLSS no motor gráfico Unreal Engine. As expansões garantem mais abrangência para a tecnologia, que anteriormente podia ser utilizada apenas por estúdios parceiros da Nvidia.

Como funciona o DLSS

O "Deep Learning Super Sampling" é uma tecnologia de imagem que utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade dos jogos e aumentar os frames por segundo. A ferramenta aplica machine learning para ampliar a resolução do game: enquanto o computador roda o jogo em Full HD, a exibição final acontece em 1440p ou 4K, por exemplo, sem perdas de performance.

Atualmente, o DLSS está disponível nas placas de vídeo RTX 20 e RTX 30, que possuem o hardware necessário para o uso da função. As desenvolvedoras costumam implementar a ferramenta com o Ray Tracing, mas também é possível utilizar o "Deep Learning Super Sampling" simplesmente para garantir mais frames por segundo em um game.

Recentemente, a Nvidia lançou um driver para as placas de vídeo GeForce trazendo suporte para DLSS em Mortal Shell, trazendo um salto de desempenho no game com a atualização. De acordo com dados obtidos pela Nvidia, o uso da tecnologia garante performance até 130% melhor no jogo rodando em resolução 4K.

Além de estar disponível em Mortal Shell, o DLSS chegou recentemente em Outriders, game lançado pela Square Enix no começo do mês. O uso da tecnologia permite jogar o shooter em até 4K e 60 fps com a RTX 2060, o modelo de entrada da Nvidia para funções gráficas RTX.

Ao todo, mais de 20 games já contam com suporte para DLSS no PC. Confira alguns dos jogos que podem ser utilizados com a tecnologia neste artigo.

Nvidia trará suporte nativo para DLSS na Unity em 2021