Patente da PlayStation pode adicionar troféus em jogos emulados

1 min de leitura
Imagem de: Patente da PlayStation pode adicionar troféus em jogos emulados

A Sony registrou uma patente que permite adicionar troféus a jogos de seus consoles mais antigos. O patenteamento foi descoberto pelo usuário Bartman013 do Reddit, e mostra o funcionamento de um sistema que emula um título antigo e adiciona a função de desbloquear esses troféus com feitos dentro do jogo. Com isso, os fãs do PlayStation podem até mesmo sonhar com uma retrocompatilibidade de jogos para consoles como PS1, PS2 e PS3.

O sistema patenteado traz uma tecnologia que adiciona os troféus sem a necessidade de modificar o jogo. Para isso, ele emula os títulos antigos e aplica a detecção de gatilhos para que os troféus sejam verificados e desbloqueados caso a ação tenha sido executada corretamente. Essa mesma patente também faz menção a reprodução de jogos em nuvem, o que indica que tantos os games quanto o sistema também podem aparecer no serviço PlayStation Now.

Sistema de troféus pode chegar aos jogos de consoles antigos da SonySistema de troféus pode chegar aos jogos de consoles antigos da SonyFonte:  Polygon 

Em 2013 a Sony já tinha registrado uma patente bem similar para adicionar troféus aos jogos de PS1 e PS2. Porém, a mesma nunca foi colocada em prática, mesmo com muitos games para essa plataforma já disponibilizados para o PS3 via PS Store.

E ainda sobre PS Store, essa semana surgiram rumores sobre o fechamento da PS Store dos consoles PS3 e PS Vita. Com essa nova tecnologia, aumentam as chances de uma grande retrocompatibilidade chegando aos consoles atuais da Sony, como o PS4 e PS5, e que poderiam englobar não apenas os consoles "de mesa", mas também os seus portáteis.

Patente da Sony faria com que jogos como Syphon Filter recebessem um sistema de troféusPatente da Sony faria com que jogos como Syphon Filter recebessem um sistema de troféusFonte:  YouTube 

E o que você acha de uma grande retrocompatilbidade chegando ao PS5?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.