Como capturar imagens no PS5? Descubra um modo mais fácil

3 min de leitura
Imagem de: Como capturar imagens no PS5? Descubra um modo mais fácil
Avatar do autor

O PS5, assim como o PS4, tem opções que permitem capturar a tela de jogo, fazendo uma print da imagem ou gravando vídeos curtos e longos de gameplay. Também é possível configurar o formato de imagem e vídeo, além do tempo de duração de cada um dos videoclipes gravados.

O Tecmundo te ensina como fazer os procedimentos de captura, tanto para imagens como para vídeos, e de que modo compartilhar o conteúdo gerado, confira.

Fazendo uma captura da tela

Para realizar uma print da tela no PS5 é muito simples. Basta apertar o botão "Create" (localizado no lado esquerdo do Touch Pad do DualSense) e em seguida ir na opção "Fazer Captura de Tela" (como mostra a imagem abaixo).

Vá até a opção Fazer captura de tela para que seu print seja salvo.Vá até a opção "Fazer captura de tela" para que sua print seja salva.

Ou então você pode usar um comando de atalho para fazer essa captura. O comando padrão é pressionar e manter o botão "Share" até que surja na tela a informação de que a captura foi realizada com sucesso.

Gravando um videoclipe do seu progresso

Para fazer a gravação de um vídeo de alguma jogada realizada ou de um feito em um jogo, primeiro aperte o botão "Share" do Dual Sense. Em seguida, selecione a opção "Salvar partida recente".

É possível escolher o tempo de duração do videoclipe a ser capturado.É possível escolher o tempo de duração do videoclipe a ser capturado.

Agora, surgirão duas opções: "Salvar clipe curto" ou "Salvar vídeo completo". A primeira permite gravar de 15 segundos a 5 minutos do que foi feito no video game. Já a outra, permite gravar até 60 minutos de seus feitos no PS5.

Gravar o que será jogado

Também é possível iniciar uma gravação para capturar o que será jogado em seguida. Para isso, aperte o botão "Share" do Dual Sense e em seguida vá até a opção "Iniciar Nova Gravação". A partir daí um contador surgirá no alto da tela informando o tempo de gravação atual.

Na opção Na opção "Iniciar nova gravação", você dá início a uma nova captura de videoclipe.

Para interrompê-la, basta apertar novamente o botão "Share" e em seguida ir na opção "Interromper gravação".

Compartilhando imagens e vídeos

Depois de salvar a sua captura de tela ou o seu videoclipe, é possível compartilhá-los de duas formas: utilizando um dispositivo externo, como um pen drive ou um HD externo, ou por meio do Twitter ou YouTube.

Para compartilhar nas redes sociais, primeiro acesse o menu "Configurações" do PS5. Em seguida, vá até a opção "Armazenamento". Uma vez lá, selecione a pasta "Galeria de mídia" (como mostra a imagem abaixo).

Selecione a opção Galeria de mídia para ver todo o seu conteúdo capturado.Selecione a opção "Galeria de mídia" para ver todo o seu conteúdo capturado.

Selecione a imagem que você deseja enviar e aperte o botão "Option". Em seguida, vá na opção "Compartilhar" e escolha o ícone do Twitter. Além de enviar as imagens, ele também permite que você adicione um texto à postagem.

É possível compartilhar imagens capturadas no PS5 direto para o Twitter.É possível compartilhar imagens capturadas no PS5 direto para o Twitter.

Já com os vídeos, o procedimento é o mesmo, com a diferença de que será possível compartilhá-los também no YouTube, preenchendo os dados padrões, como "Título" e "Descrição".

Também dá para enviar um vídeo capturado no PS5 direto para o YouTube.Também é possível enviar um vídeo capturado no PS5 direto para o YouTube.

Caso você queira enviar uma imagem ou um vídeo para uma unidade externa, basta apertar o botão "Option" em cima do item desejado e escolher a opção "Copiar para unidade USB".

Escolha a opção Copar para a unidade USB para enviar sua foto ou vídeo para um dispositivo de armazenamento externoEscolha a opção "Copiar para a unidade USB" para enviar sua foto ou seu vídeo para um dispositivo de armazenamento externo.

E, para enviar mais de um item, vá até a opção "Selecionar várias", no botão ao lado esquerdo da tela, escolha quais são os itens que você quer enviar para a unidade externa e, em seguida, dirija-se até os três pontos no lado direito da tela (como mostra a imagem abaixo) e escolha a opção "Copiar para a unidade USB".

Selecione a opção com três pontos e em seguida vá em Selecione a opção com três pontos e em seguida vá em "Copiar para a unidade USB".

Como capturar imagens no PS5? Descubra um modo mais fácil