NVIDIA anuncia TITAN RTX com incríveis 24 GB de VRAM GDDR6

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA anuncia TITAN RTX com incríveis 24 GB de VRAM GDDR6
Avatar do autor

A NVIDIA anunciou a sua mais nova placa de vídeo para estações de trabalho, a TITAN RTX. De acordo com a empresa, ela é a mais poderosa GPU para usuários finais já fabricada, trazendo 130 Tensor TFLOPs de performance, 576 Tensor cores e 24 GB GDDR6 de memória de vídeo.

A placa apresenta especificações que devem dar a ela um poder de processamento brutal, capaz de fazê-la superar facilmente a RTX 2080 Ti.

De fato, a TITAN RTX está mais próxima do funcionamento da linha Quadro, enquanto que o modelo anterior, Titan V, tinha a proposta de ser uma GeForce com mais VRAM e performance melhorada.

A nova Titan, apelidada de T-Rex, traz o mesmo chip de uma RTX 2080 Ti (TU102), mas, desta vez, com sua capacidade máxima de processamento totalmente liberada. Para efeitos de comparação, podemos dizer que ela é similar a uma Quadro RTX 6000. Entretanto, ao mesmo tempo que a Titan não se enquadra na categoria topo de linha entre os modelos NVIDIA, ela está acima dos chips GeForce mais poderosos.

tabela

Além do desempenho, o que se paga por uma TITAN RTX, serve para confirmar sua posição no mercado. Seu preço de lançamento é US$ 2499 mil. Definitivamente, não é um modelo apto a qualquer bolso, mas temos aqui uma GPU com o melhor que a arquitetura Turing pode oferecer, tanto para aplicações de trabalho quanto para jogos. Nesse sentido, há de se ter precaução ao afirmar que 24 GB de VRAM é muito para uma placa de vídeo, já que o público alvo da TITAN RTX é bem especifico.

A disponibilidade da nova Titan está prevista para o final de dezembro, através do site oficial na NVIDIA.

NVIDIA anuncia TITAN RTX com incríveis 24 GB de VRAM GDDR6 via TecMundo

NVIDIA anuncia TITAN RTX com incríveis 24 GB de VRAM GDDR6