Intel vai lançar modem 5G de alta performance para notebooks já em 2019

2 min de leitura
Imagem de: Intel vai lançar modem 5G de alta performance para notebooks já em 2019

Intel anunciou que os primeiros PCs com tecnologia 5G integrada, de altíssima performance, devem ser comercializados já no ano que vem. A expectativa é de que a linha de modems XMM 8000 da empresa equipe notebooks da Dell, HP, Lenovo e Microsoft a partir do segundo semestre de 2019.

Espera-se que as velocidades atingidas por esse tipo de hardware sejam incrivelmente altas e que a baixa latência das redes 5G permita realizar tarefas com qualidade comparável à de uma rede com conexão por fio, o que é uma excelente notícia para quem costuma jogar online, por exemplo.

Para demonstrar a potência da conectividade 5G integrada a um notebook, a Intel fará uma apresentação no Mobile World Congress, em Barcelona. A empresa não liberou muitos detalhes sobre o que vem por aí, mas adiantou que vai demonstrar o poder do 5G por meio de streaming de vídeos. O palpite dos especialistas é de que eles exibam múltiplos vídeos 4K transmitidos online, recurso do qual a empresa já lançou mão em anos anteriores, mas sempre com desktops em vez de notebooks.

Transformações para além dos smartphones

A ansiedade para saber como o 5G vai influenciar futuras transformações em smartphones – e agora em PCs – é generalizada. Em comunicado, a Intel afirmou que a novidade deve provocar grandes mudanças não só no âmbito pessoal da utilização de dispositivos conectados, mas também na construção de cidades e indústrias mais inteligentes, dentre outros diversos avanços.

IntelConectividade 5G pode aprimorar o desenvolvimento de cidades inteligentes

Se as redes 5G forem eficientes como prometem – e a Intel fizer a sua parte para facilitar a integração dessa tecnologia por outros fabricantes, claro –, as chances de popularização da novidade são grandes. Não à toa, o 5G é exatamente do que a Intel e a Microsoft precisam para continuar sustentando a ideia de PCs "sempre conectados" – estratégia comercial das marcas, que buscam oferecer máquinas com baterias mais duradouras e conectividade LTE integrada.

Chinesa deve ser a primeira a oferecer smartphone com modem 5G da Intel

Já no campo dos smartphones, a Intel firmou o primeiro acordo para equipar celulares com modems 5G: a chinesa Unigroup Spreadtrum deve oferecer a novidade em 2019. Ainda que não seja uma marca de grande alcance, a parceria deve ser a primeira de outras ainda mais importantes para a Intel.

Quem também fez bons avanços com seu modem 5G foi a Qualcomm com o X50, que vai equipar aparelhos da Sony, da LG e da ASUS, entre outras, já no próximo ano. Com a disputa aquecida, a tendência é de que as novidades cheguem às lojas com ainda mais rapidez. É esperar para ver.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.