Testamos o Vivo Sounds: evolução do 'Som de Chamada' agora é realmente útil

6 min de leitura
Imagem de: Testamos o Vivo Sounds: evolução do 'Som de Chamada' agora é realmente útil
Imagem: Vivo

Até recentemente, a operadora Vivo contava com um serviço chamado “Som de Chamada” que permitia ao usuário colocar músicas para tocar no lugar do famoso “tu… tu…” quando alguém fazia uma ligação. Hoje, a empresa está lançando a evolução dessa função, que ficou realmente útil e pode ser operada através de um app no Android e no iOS, o Vivo Sounds.

O TecMundo testou por uma semana a novidade, e podemos dizer que se trata de algo bem divertido. Você pode gravar um áudio no app para trollar seus amigos, ou mesmo dizer alguma frase engraçada apenas para manter o nível da zueira lá em cima. Mas o Sounds é bem mais que isso. Ele conta com um grande catálogo de “sons de status” que podem ser definidos na sua linha a fim de avisar qualquer pessoa que te ligue que você está em uma reunião, na escola, faculdade ou mesmo no trânsito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você pode gravar um áudio para trollar seus amigos e manter nível da zueira lá em cima

Depois de fazer essa configuração no app, é possível escolher por quanto tempo o som personalizado vai ficar definido ou se ele deve ficar ali indeterminadamente. Dessa forma, as pessoas vão ouvir algo como “A pessoa para quem você ligou está na faculdade no momento…” em vez do “tu… tu…”.

Em nossa experiência com o Sounds, constatamos que ele consegue aplicar com muita rapidez as alterações que você faz. Normalmente, o novo som de chamada que você define fica disponível para as pessoas em poucos instantes, mas, às vezes, pode demorar de um a dois minutos para você receber um SMS confirmando a alteração.

E não é só status de ocupado, trabalhando, estudando, e “na balada” que podem ser aplicados na sua linha. É possível escolher, como no antigo Som de Chamada da Vivo, uma música de um artista qualquer. O catálogo é relativamente extenso e conta com vários gêneros, incluindo boa música brasileira e estrangeira. Só os novos sucessos do pop internacional não são muito comuns nesse app, mas ainda há muitas opções.

Com realmente funciona

O novo Vivo Sounds requer que você instale um app no seu smartphone Android ou iOS para controlar os sons das chamadas feitas para o seu número. Existem ferramentas que podem ser usadas por qualquer cliente da operadora de forma gratuita, mas os mais interessantes ficam disponíveis apenas para os assinantes, que devem pagar R$ 2,99 por semana ou R$ 9,90 por mês.

Existem ferramentas que podem ser usadas por qualquer cliente da operadora de forma gratuita

Ao instalar o Vivo Sounds no seu celular, será possível se cadastrar apenas digitando o seu número de telefone e confirmando uma senha enviada por SMS. Feito isso, a interface do software aparece na tela com quatro menus principais no topo.

Você pode navegar por “Status”, “Dirigir” e “Loja” com um perfil gratuito, sem pagar nada, mas só para ver tudo o que o app oferece. O primeiro menu, entretanto, “Contatos”, é liberado apenas para assinantes.

Para cada contato

Em "Contatos", você consegue definir uma música diferente para cada contato salvo na sua agenda. Aí, se seu namorado ou namorada te ligam, dá para colocar algo como “você me vira a cabeça, me tira do sério…” de Alcione, por exemplo.

Para aquele seu amigo da zueira, tem como gravar um áudio para fingir que você já atendeu a ligação: “alô… quem é? não estou ouvindo nada…”. Os números que não recebem nenhuma definição específica ouvem o tradicional tu tu ou o som definido para “todos”.

Para cada momento

No menu “Status”, você pode escolher dezenas de sons diferentes para avisar a alguém quando está ocupado fazendo qualquer coisa. Há quatro estilos diferentes (Formal, Descontraído, Meu Astral e Comédia) e cada um deles possui duas vozes para todos os sons, uma feminina e outra masculina. No fim, são oito versões distintas do mesmo status.

Quando você navega pelas opções, dá para ir ouvindo cada uma delas antes de definir na sua linha tocando na imagem do status que aparece em uma pequena popup. Toque em “Ativar” para definir o item específico caso tenha gostado.

Para dirigir mais tranquilo

O que mais gostamos no Vivo Sounds foi a função presente no menu Dirigir

Mas o que mais gostamos no Vivo Sounds foi a função presente no menu “Dirigir”. Esse recurso pode ser usado por todos os clientes da operadora — assinantes do Sounds ou não — e permite ativar automaticamente o status “dirigindo” na sua linha. Assim, quando alguém liga enquanto você está no volante, a pessoa vai ouvir uma gravação dizendo: “o contato para o qual você ligou está dirigindo…”. Assim, seu aquele que liga pode continuar insistindo na chamada ou deixar para fazer isso novamente mais tarde.

Se você deixar essa função automática ligada, sempre que os sensores do seu smartphone detectarem movimento compatível com o de um carro, ela vai ativar automaticamente o status. Você pode também fazer isso manualmente se quiser, para evitar perder ligações quando está no ônibus ou mesmo no banco do carona do carro de outra pessoa. Isso acontece porque o app não tem como distinguir a diferença nessas situações.

E é nesse ponto que encontramos a maior falha do Vivo Sounds. Quando você está dirigindo, o ideal seria o seu celular sequer receber qualquer chamada. O app deveria então mandar o status para quem ligou e deixar o aparelho completamente inerte, o que não acontece.

Existem atalhos dentro da seção “Dirigir” para colocar o celular no silencioso, mas isso não ajuda muito. Quando você usa esses atalhos, eles alteram o perfil de som do sistema (silencioso, só vibração ou normal) e não colocam o aparelho novamente como estava antes uma vez que a função “Dirigir” é desativada. Ou seja, isso pode muito bem atrapalhar mais do que ajudar. Esperamos que, em uma próxima versão, a Vivo resolva fazer uma mudança aqui.

Para escolher

Por fim, a seção “Loja” serve apenas como um grande catálogo de todos os sons disponíveis; músicas e status. Não é possível comprar nenhum item avulso, o que é outro lado negativo do Vivo Sounds. Seria bem mais interessante comprar os itens que você realmente usa em vez de ter centenas de opções livres mofando ali no catálogo.

A operadora nos informou que todos os usuários que estão utilizando atualmente o antigo Som de Chamada poderão migrar  para o novo Vivo Sounds, mas somente se eles quiserem e concordarem em pagar o preço diferente. Esse serviço pode ser controlado também através do site sounds.vivo.com.br, o que deve ser útil para quem tem um smartphone de outra plataforma que não Android ou iOS.

Vale a pena?

Mesmo que você não esteja disposto a assinar o Vivo Sounds, podemos dizer que vale a pena fazer a instalação do app só pela função “Dirigir”. Esse recurso, mesmo não sendo ainda ideal, é muito interessante e pode ajudar você a ter menos distrações enquanto está no trânsito.

Seria realmente legal caso fosse possível comprar itens avulso

Mas o app seria realmente legal caso fosse possível comprar itens avulso e aplicar na sua linha sem ter que manter permanentemente uma assinatura. Afinal, nem todo mundo vai ficar trocando de status ou de música.

No que tange a questão do preço, não dá para dizer que é algo caro. São apenas três reais por semana na sua conta de celular ou no saldo dos seus créditos. Portanto, mesmo que você planeje ficar com o serviço apenas por um tempo, o “prejuízo” não será grande coisa. Portanto, vale a pena pelo menos fazer um teste.

Download do Vivo Sounds: Android e iOS

A Vivo cedeu ao TecMundo um código promocional para testar o Vivo Sounds por completo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.