Os vídeos em 360 graus estão ganhando a internet. Gravados através de câmeras especiais – que possuem várias lentes em seu corpo –, tais clipes possibilitam que o expectador se sinta dentro da cena, permitindo que ele olhe para todas as direções ao mesmo tempo que a ação ocorre. Em conjunto com óculos de realidade virtual, a coisa fica ainda mais divertida.

Não é uma tecnologia nova, mas ela só está ganhando visibilidade agora, já que o YouTube e o Facebook resolveram abraçá-la de vez. Não é difícil encontrar esse tipo de vídeo na internet e se divertir ao ter a sensação de estar presente em um show de rock, uma corrida profissional de carros envenenados ou até mesmo em passeios turísticos no universo da série Star Wars.

É muito fácil encontrar vídeos com suporte a 360 graus no YouTube. Primeiramente, abra o site em questão e faça uma pesquisa qualquer usando o campo de busca (para ter resultados bastante genéricos, por exemplo, basta digitar “video”, como fizemos para exemplificar). Nos resultados, abra os filtros do serviço. Na seção “Características”, clique em “360°”.

Vale observar que também é possível fazer essa filtragem através do aplicativo oficial do YouTube para dispositivos móveis. Basta seguir as mesmas instruções: use o campo de busca para fazer uma pesquisa qualquer, e, ao encontrar os primeiros resultados, toque no ícone localizado no canto superior direita da tela. Marque a opção “360°” para visualizar os vídeos compatíveis com tal tecnologia.

E no Facebook?

Infelizmente, a rede social ainda não dispõe de uma ferramenta específica para que seus usuários pesquisem vídeos em 360 graus. Aliás, vale lembrar que o Facebook sequer oferece um método simples para buscar clipes tradicionais. A única coisa que você pode fazer para tentar achar uma ou outra obra desse gênero é usar o bom e velho Google. Ao pesquisar algo como “360° video site:facebook.com” ou “360 degrees site:facebook.com”, a engine retornará algumas produções imersivas que estejam públicas na rede social.

Não é a técnica mais eficaz que existe, mas é a única que você pode usar no atual momento. De resto, o jeito é ficar no aguardo – várias companhias já estão produzindo vídeos em 360 graus, e, se você tiver sorte, é bem provável que eles comecem a aparecer na sua linha do tempo ao longo das próximas semanas.

Qual foi o vídeo em 360 graus mais bacana que você já viu? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: