Aplicativo para Windows promete facilitar criação de vídeos em câmera lenta

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo para Windows promete facilitar criação de vídeos em câmera lenta

O “slow motion” ou “câmera lenta” é um efeito visual muito utilizado na criação de vídeos para potencializar o dramatismo de uma cena ou destacar detalhes de uma imagem — aqui no TecMundo nós já mostramos vários exemplos de como esse recurso pode fazer com que tudo fique mais divertido. Mas nem todo mundo possui câmeras de alta capacidade para gravar vídeos assim.

Pensando nisso, o aplicativo ReSpeedr foi criado. Trata-se de um software especialmente produzido para quem quer adicionar efeitos de slow motion e time lapse aos vídeos que estiver produzindo. Ele promete mais facilidade do que outros programas mais complexos, permitindo que editores com menos experiência também possam se divertir enquanto criam as obras.

Dicas para melhores resultados

A desenvolvedora do ReSpeedr ainda dá algumas dicas bem interessantes para quem quer montar vídeos desse tipo, mas não sabe por onde começar. Confira abaixo os principais conselhos separados pelos criadores do software.

Fotogramas por segundo (fps)

Quanto mais fps sejam gravados com a câmera, mais “informação” terá o vídeo e o programa terá que replicar menos fotogramas para gerar o efeito.

Duração do vídeo

Recomenda-se utilizar o recurso de câmara lenta especificamente em cenas a destacar de uma gravação ou em vídeos curtos. Em vídeos longos, por outro lado, o resultado pode ser entediante e perder o efeito surpresa.

Cenário

Para gravar uma cena que será editada em slow motion, recomenda-se optar por um plano fixo onde se possa apoiar a câmera. Para facilitar o processo de gravação e edição, aconselha-se evitar gravar em movimento. Quanto mais objetos se cruzem na cena, mais complexo será o processo de edição.

Tipo de plano

A melhor opção são os planos abertos já que dão mais informação do que ocorre no cenário que um plano em detalhe ou de algo em concreto. Por exemplo, se é gravada uma pessoa em movimento a 50 cm da câmera, é mais provável que se produzam saltos de imagem que se a gravação é feita a maior distância, com um platô que capte mais informação da cena.

Estabilidade

Usar um tripé garante a estabilidade das imagens, no entanto, com ReSpeedr é possível estabilizar a imagem para corrigir distorções que se produzem pelo movimento da câmera.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.