Novo conceito de câmera da Canon: vídeo ou foto?

2 min de leitura
Imagem de: Novo conceito de câmera da Canon: vídeo ou foto?

A Shanghai World Expo 2010 – feira de tecnologia realizada na China – foi o palco escolhido pela Canon para anunciar sua inovadora câmera conceitual: a Wonder Camera, em português “Câmera maravilha”.

A principal ideia desta câmera é que, ao invés de fazer fotografias, ela filma. O objetivo aqui ainda é a foto, no entanto, ela permite que você escolha o melhor frame, pois filma em altíssima definição e mantém todos os objetos da imagem sempre em foco.

Seu visual é um pouco estranho. Ela possui o tamanho de uma câmera DSLR – câmeras profissionais com lentes intercambiáveis – e é completamente branca. Sua tela tem tecnologia touchscreen e o corpo da câmera oferece poucos botões, sendo operada, de forma geral, por meio das opções do visor.

Reprodução: Gizmag

Fonte: Gizmag

Seu foco é muito rápido. Durante a demonstração feita na Shanghai World Expo, a câmera filmou a plateia e era capaz de reconhecer, enquadrar e enfocar rapidamente os rostos de todos que estavam ali. Imediatamente, a imagem aparecia no telão, via transmissão Wi-Fi.

Ao ampliar a imagem, foi possível visualizar todos em alta definição e foco perfeito. Os demonstradores não perderam tempo em mostrar detalhes pequenos da imagem, ao fundo, em foco total.

Outra ideia por trás da Wonder Camera é a possibilidade de oferecer vários tipos de lente em uma só. O objetivo da Canon é ter em uma só câmera funções de lente macro até um super zoom. A Wonder câmera possui uma lente de 5000 mm – um zoom de grande alcance.

Reprodução: Gizmag

Fonte: Gizmag

Tudo isso é possível graças a um sistema de estabilização eficiente que possibilita, mesmo em zoom máximo, que tudo fique com foco perfeito. A Canon também anunciou que a Wonder Camera possui resolução altíssima, mas ainda não informada em números. Isso tornaria possível o corte das imagens sem perda de qualidade.

A ideia parece interessante, mas a Canon não tem planos para um futuro próximo, anunciando que esta é uma tecnologia que, provavelmente, só chegará ao consumidor em longos 20 anos. No entanto, como será que este conceito vai ser aplicado?

O fato de que esta câmera elimina a barreira entre vídeo e fotografia pode limitar seu uso prático. Um fotógrafo que deseja registrar imagens publicitárias ou editoriais terá muito mais trabalho para procurar entre milhares de frames de um vídeo uma foto perfeita.

Este conceito parece ser voltado para fotojornalismo, foto de eventos ou esportes, quando é importante captar todos os momentos. A utilização da Wonder Câmera facilitaria o trabalho dos profissionais, que não perderiam nenhum momento do que está acontecendo.

Reprodução: GizmagOutro aspecto a ser repensado é o foco automático e o fato de que todos os objetos fotografados aparecem em foco. Muitas vezes, buscamos dar ênfase em um assunto utilizando justamente o foco, deixando o resto da imagem desfocada.

Este conceito da Canon ainda vai demorar a chegar aos consumidores e, com certeza, sofrerá inúmeras mudanças no processo. Mas já mostra a importância de uma tecnologia que reúne uma lente poderosa a um sensor capaz de captar imagens em alta qualidade.

Podemos esperar, em breve, que estas pesquisas reflitam nas câmeras atuais, trazendo lentes melhores, câmeras mais rápidas e sensores ainda mais poderosos, gerando imagens com belíssima qualidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.