Cinemizer, vale a pena importar um dos melhores óculos 3D do mercado?

2 min de leitura
Imagem de: Cinemizer, vale a pena importar um dos melhores óculos 3D do mercado?

Já está disponível, desde outubro de 2009, o “Carl Zeiss Cinemizerplus”, óculos que permite ao usuário assistir, nas lentes, a filmes em 3D. Para isso é preciso conectar o aparelho a um iPod (ou outro dispositivo com capacidade de reprodução de vídeo) que tenha a mídia desejada.

Esse tipo de produto não foi inventado pela companhia Carl Zeiss, nem é exclusividade dela. No entanto a empresa é famosa por sua excelência na produção de artigos relacionados à visão, desde óculos corretivos comuns até microscópios, espectrômetros e artigos de alta tecnologia, como o próprio Cinemizer. De fato, a maior parte das críticas o descrevem como incrível, e de ótima qualidade.

O Cinemizer, que já está no mercado desde o ano passado, tem um bom registro de vendas, mas nada excepcional. Ainda não é possível encontrá-lo em nenhuma loja do Brasil, mas é possível importá-lo. O preço varia de 369 a 399 euros mais taxa de importação.

Parece o óculos do Ciclope.

Especificações técnicas

As lentes do Carl Zeiss Cinemizerplus possuem resolução de 640 x 480 pixels e simulam uma tela de 45” a uma distância de 2 metros. No caso de vídeos em 3D, cada uma delas projeta uma imagem levemente diferente da outra com relação ao ângulo, produzindo assim a sensação de profundidade que caracteriza a terceira dimensão.

Bateria e iPod.Não é possível enxergar através das lentes, elas servem exclusivamente para reproduzir vídeos. No entanto cada uma delas possui um botão individual de ajuste de foco para pessoas com problemas de visão. O alcance desse ajuste é de 3,5° para mais ou para menos.

Segundo as especificações, a bateria dos óculos tem autonomia de aproximadamente 4 horas e demora em torno 2,5 horas para ser recarregada. O conjunto todo, ou seja, óculos, bateria e cabos, não deve pesar mais de duzentos gramas.

Os óculos em si possuem várias peças ajustáveis ao formato do rosto, do nariz e das orelhas, feitas para não incomodarem durante uso prolongado. Está disponível no site do produto este tutorial que ensina como usar todas essas pequenas ferramentas.

A lista de aparelhos compatíveis com o Carl Zeiss Cinemizerplus é relativamente grande. Entre eles estão iPod, iPod Touch, iPhone, Nintendo Wii, Sony Playstation 2 e 3, alguns aparelhos da Nokia, Samsung e SonyEricson, Xbox e Xbox 360. Para a lista completa confira este link. É possível também assistir a vídeos do YouTube que ofereçam suporte 3D.

Há várias cores disponíveis.E os olhos, como ficam?

O Baixaki entrou em contato com a Carl Zeiss e, segundo a empresa, a exposição dos olhos às lentes do Cinemizer é equivalente à exposição a uma tela de TV de alta definição de 45” a uma distancia de 2 metros. Ou seja, não é mais nem menos prejudicial a saúde dos olhos.

Vale lembrar também que mesmo em telas normais, não é recomendada a exposição maior que 6 horas por dia, sob risco de dano permanente ao olho e aceleração nos processos de envelhecimento do mesmo.

Afinal, é realmente útil?

A resposta a essa pergunta é naturalmente “sim”, pois o aparelho permite ao usuário ver o filme que quiser, numa tela relativamente grande, sem ter que dividir com ninguém. Sem contar que quem veste o Cinemizer experimenta o 3D de um jeito que o cinema, por exemplo, não comporta.

O Carl Zeiss Cinemizerplus faz o usuário desligar-se do mundo. É especialmente útil durante viagens solitárias. No entanto, é bom lembrar que usá-lo é uma experiência solo. Sendo assim, tome cuidado para não excluir seus amigos enquanto se diverte com o Carl Zeiss Cinemizerplus.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.