O que são telas AMOLED?

4 min de leitura
Imagem de: O que são telas AMOLED?

A cada tipo de televisão ou simplesmente tela nova que é lançada, inovações absurdas na experiência que temos com a televisão aparecem. Algumas televisões prometem resoluções cada vez maiores, que vão muito além da Full HD (1920x1080 pixels), enquanto outras diminuem a espessura (é o caso das OLED) da máquina.

E agora mais uma tecnologia aparece, além de tantas várias que surgem e são estudadas a cada dia. São as telas AMOLED — que, apesar de não parecerem uma grande inovação, prometem mudar vários fatores em relação à nossa experiência ao assistir televisão.

A tecnologia promete imagens mais nítidas e brilhantes, alta distinção de movimentos, cores reais e muito mais variadas do que o normal, menor espessura e maior flexibilidade. Se tudo isso ainda não o convenceu de quantas novidades a tecnologia traz, talvez você as perceba até o final desse artigo.

Como funcionam as telas AMOLED

O nome AMOLED significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode — ou, traduzindo para o português, Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. É uma tecnologia baseada na OLED.

Os pixels OLED são ligados a um Transistor de Película Fina (chamado TFT, ou Thin-Film Transistor). O TFT é capaz de depositar pequenas películas de uma camada que está ativa e conta com vários semicondutores, isoladores e contatos metálicos. Tudo isso fica sobre um suporte: o vidro.

O TFT se organiza e forma uma matriz com vários pixels, que iluminam ou não através de uma ativação elétrica. Isso envolve uma série de funções que ordenam os pixels ao dizer como cada um deve brilhar e funcionar.

Estrutura da AMOLED

Essas funções são controladas por dois TFTs: um para controlar o processo (de início e término de carregamento) e outro para controlar a tensão de cada pixel. As telas AMOLED contam com quatro camadas: uma de ânodo, uma orgânica, uma de cátodo e outra com os circuitos.

As telas AMOLED são capazes de ligar e desligar seus pixels três vezes mais rápido do que outras comuns, o que permite a exibição mais fluída de filmes com bastante movimentação de câmera, por exemplo.

Características superiores

O AMOLED traz diversas características que conseguem se mostrar superiores às das melhores telas existentes hoje. A iluminação, por exemplo, chega a ser pelo menos 150% melhor do que em LCDs comuns (vide imagem abaixo).

Imagens mais bonitas.

O tempo de resposta foi melhorado, com imagens em movimento muito mais nítidas — isso quer dizer que você conseguirá ver menos "borrões" passando. O nível de contraste também permite que tudo fique mais claro — o que dá mais "realidade" para o que passa na tela.

Imagens menos

Outra melhoria das telas AMOLED é a visibilidade muito melhor, não importa o ângulo em que você está. Ou seja, por mais que você veja a TV lateralmente, ela não "escurecerá", como ocorre normalmente. O ângulo não influencia mais nesse caso.

Assim como o ângulo de visão não influencia na qualidade da imagem, as cores também foram melhoradas. Das cores mais claras às mais escuras, as telas AMOLED compreendem um conjunto de cores muito maior do que as convencionais, com taxas maiores de variação. E, é claro, o que já era característica das telas OLED se faz presente também nessa: a minúscula espessura.

Telas semitransparentes e flexíveis

No evento internacional de 2009 da CES, Consumer Electronics Show (um evento promovido pela Associação de Consumidores de Eletrônicos), a Samsung apresentou uma série de televisores inovadores, incluindo algumas telas AMOLED.

O que realmente chamou a atenção do público é o fato de as telas AMOLED serem flexíveis: você pode dobrá-las e enrolá-las sem problemas, como uma folha de papel. Outra novidade mostrada pela Samsung e que realmente surpreendeu a todos foram as telas AMOLED semitransparentes.

Quando as telas semitransparentes estão desligadas, parecem ser puro vidro; mas, assim que ligadas, passam a exibir imagens semitransparentes. Veja a novidade com os próprios olhos no vídeo logo abaixo.

A novidade, na verdade não é realmente uma inovação, pois já haviam sido criadas telas semitransparentes usando LCD. Mas, inovação da AMOLED ou não, é uma tecnologia que permitiria, por exemplo, janelas se tornarem uma televisão. Já imaginou simular uma paisagem em sua janela, como visto em “De Volta Para o Futuro 2”?

Ou então, que tal se o GPS de seu carro aparecesse no próprio para-brisa para dar instruções? Até mesmo outdoors, mobiliários e placas publicitárias em geral podem ser usados com a tecnologia. Na televisão, várias camadas da tela poderiam criar um efeito tridimensional. Enfim, as possibilidades são realmente enormes.

O único ponto negativo é que a tela semitransparente não tem a mesma qualidade de imagem que a totalmente opaca. Entretanto, dependendo de qual for a finalidade, nem sempre será tão necessária assim uma imagem perfeita como a opaca.

Conclusão: quando teremos telas AMOLED?

A SMD (Samsung Mobile Display) planeja que na próxima geração de dispositivos móveis — celulares, câmeras digitais e portáteis em geral — já seja possível utilizar as telas AMOLED em mais produtos. A Samsung visa a utilização da tecnologia em cada vez mais portáteis nos próximos anos, afirmando que é uma grande tendência de mercado.

Sendo assim, com certeza veremos essa tecnologia ser muito mais empregada antes em nossos futuros celulares do que na televisão da sala de estar. Vários produtos com AMOLED já estão sendo lançados, como é o caso do Samsung Omnia II (clique aqui para conferir como é o smartphone). Com essa tecnologia, não é difícil de imaginar quais tipos de produtos aparecerão por aí: que tal um celular “enrolável” ou com a tela transparente?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.