Os melhores catalogadores de vídeo para a sua coleção

4 min de leitura
Imagem de: Os melhores catalogadores de vídeo para a sua coleção

Imagine a situação: você tem uma coleção com muitos títulos de filmes e já não consegue mais saber se emprestou um deles quando a pessoa ficou de lhe devolver e muitas outras situações em que você pode ter esquecido o que aconteceu com o filme. Aquela sua lista no caderno ao lado da prateleira não funciona mais, não é?  Deixe de preguiça e veja qual destes catalogadores de filmes pode lhe ajudar a manter o controle dos seus DVDs.  Estes softwares se assemelham muito àqueles utilizados em locadoras de filme e prometem facilitar os seus dias, cinéfilo.

Griffith

O programa batizado em homenagem a um dos grandes cineastas da história, David Wark Griffith, é um dos melhores catalogadores que a internet já viu. O software conta com diversos bancos de dados de sites do mundo inteiro, inclusive do Brasil. O funcionamento do Griffith é muito simples, clique no sinal de adição para acrescentar um filme à sua coleção. Quando uma janela aparecer, digite o nome do filme, selecione o banco de dados do qual você deseja obter as informações.

Lembre-se de marcar a checkbox para que os campos em branco sejam preenchidos com as informações online. Dentro de alguns minutos você já tem uma lista com seus títulos, incluindo imagem do pôster, informações do elenco, produção e inclusive uma sinopse.

O Griffith precisa ser instalado no seu computador para funcionar corretamente. Contudo, a instalação dele é muito descomplicada e tudo o que precisa ser feito é seguir as indicações do assistente de instalação. Você pode optar por deixar ícones na área de trabalho ou não, basta marcar as checkboxes.

Movie Collection

O Movie Collection é um pouco mais rudimentar, se comparado ao Griffith, mas ainda continua sendo um bom programa para listar a sua coleção de filmes. Mesmo assim, o Movie Collection possui um recurso que o Griffith não possui: localizar o arquivo do filme, caso ele já esteja no seu computador.

Este programa é voltado para um tipo diferente de usuário: aquele que assiste aos filmes no computador e busca informações para catalogá-los. O Griffith pode ser usado neste caso também, mas não há a possibilidade de ligar o nome do filme ao arquivo, caso você tenha o filme só no seu disco rígido.

Para usar o Movie Collection não é preciso instalar nada, apenas baixar, descompactar o arquivo e extrair para uma pasta. Depois disso, basta adicionar seus filmes. Este software não possui uma variedade de bancos de dados e os campos precisam ser preenchidos manualmente. Portanto, preste atenção quando estiver preenchendo os dados.


Eax Movie Catalog

Um forte concorrente do Griffith, o Eax Movie Catalog não se restringe a catalogar apenas filmes. Esta poderosa ferramenta também coloca em uma lista organizadíssima as suas séries de televisão, documentários, shows e muito mais. A interface deste programa é bastante arrojada e até mesmo parecida com o Griffith.

Outro fato interessante do Eax Movie Catalog é a possibilidade de observar modelos pré-adicionados à lista, assim, você já fica sabendo como o programa vai listar os seus filmes favoritos. Também há a possibilidade de dar nota para os filmes, basta alterar os valores em “Rating”.

Os tipos de mídia também são levados em conta no Eax Movie Catalog. O programa possui um campo para especificação de formato de mídia que inclui a novíssima Blu-ray, DVD, HD-DVD, DivX e até mesmo o saudoso VHS. Para adicionar seus filmes, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Add” e colocar o nome do filme – o Eax Move Catalog faz todo o resto.

Filmoteca

O Filmoteca tem uma vantagem sobre os outros programas por estar inteiramente em português e possuir alguns bancos de dados também na nossa língua. O software faz a busca do filme que você deseja no Google através do script (banco de dados) que você definiu. O mesmo vale para a busca da imagem do pôster.

É importante fazer a busca do pôster do filme para que a sua coleção fique mais bonita, caso você prefira utilizar o modo “Visualizar Fotos”. Ainda há o modo “Visualizar Lista” que coloca os seus filmes em uma tabela na ordem em que você os adicionou. O Filmoteca também possui opções de personalização da interface. Basta acessar as configurações do programa.

Se lembra da listinha de papel ao lado da sua prateleira de filmes? O Filmoteca produz uma lista para impressão, caso você queira manter relatórios escritos dos filmes da sua coleção. Nesta lista você confere o nome do filme, gênero, ano de produção e a avaliação de 0 a 10 do filme.

Movienizer

O Movienizer é o tipo de programa voltado aos donos de locadora ou usuários que tenham um leitor de código de barras em casa. O programa é capaz de listar e catalogar seus filmes através do código de barras, o que facilita muito na hora de inserir novos títulos à sua coleção. Outra vantagem do Movienizer é o fato de você colecionar não apenas os filmes, mas também os perfis dos seus atores favoritos.

Contudo, o programa não possui banco de dados em português, já que sua fonte de pesquisas é o site em inglês Internet Movies Database (IMDB). Porém, justamente por contar com um dos maiores sites de filmes da internet como fonte de dados, a sua coleção ficará completa, com direito a pôster e fotos do filme na página descritiva dele.

Você pode localizar seus filmes de diversas formas, desde o nome, diretor, atores principais e até mesmo a avaliação do IMDB. Movienizer possui diversos tipos de visualização da sua coleção, incluindo as capas com dados como o gênero, ano e atores principais. Os perfis dos seus atores favoritos podem ser encontrados desta mesma forma, com a foto deles e informações básicas sobre a carreira. Para abrir a página de perfil, clique no nome ou na foto de cada um deles.

Muito bem, cinéfilos. Agora que a sua coleção já não tem mais motivo para estar bagunçada, escolha um destes programas para colocar ordem na sua estante! Até a próxima!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.