Além dos consoles: veja os títulos anunciados para Android e iOS na E3 2015

6 min de leitura
Imagem de: Além dos consoles: veja os títulos anunciados para Android e iOS na E3 2015
Imagem: Mob Player

Rolando em Los Angeles desde o último dia 14, a E3 2015 encerra sua programação nesta quinta-feira (18). Durante o evento, grandes empresas da indústria dos games não pouparam munição para tirar o fôlego do público, seja por parte das fabricantes ou dos estúdios de desenvolvimento. Ainda que os grandes destaques tenham ficado no segmento dos consoles – com os PCs fazendo uma pontinha em sua conferência dedicada –, a feira lembrou de quem prefere curtir uma jogatina no celular e trouxe novidades para as plataformas mobile.

Tudo bem, nenhum dos títulos anunciados para os dispositivos de bolso chegam aos pés das revelações que causaram furor pela internet afora, como vídeos e demos de superproduções no nível de Doom, The Last Guardian, Final Fantasy VII Remake, Rise of the Tomb Raider e Star Fox Zero, mas já é um começo. Parece pouco, mas no meio de gigantes como Sony, Microsoft e Nintendo as desenvolvedoras conseguiram emplacar ao menos 11 jogos para Android e iOS – mostrando que esse mercado está, aos poucos, conquistando seu espaço.

Claro que entre as produções exibidas na E3 estão ports de games já consagrados em suas plataformas originais há alguns anos, mas uma grande porção delas foi elaborada especificamente para celulares e tablets, o que prova que o cenário também esbanja criatividade com certa regularidade. O site Phone Arena compilou todo esse material para que os donos de aparelhos com o sistema da Google ou da Apple possam saber exatamente o que esperar para os próximos meses. Confira a lista abaixo:

1. Brothers – A Tale of Two Sons (Android e iOS)

Desenvolvido pela 505 Games, a saga dos dois irmãos que precisam superar uma série de desafios para achar uma cura para a doença mortal de seu pai está agendada para chegar aos celulares no fim deste ano – ainda sem informações sobre preço. Originalmente, o diferencial do game era fazer com que dois jogadores dividissem o mesmo controle para comandar os personagens simultaneamente. Será que isso vai funcionar bem com os dedos na tela do celular?

2. FIFA 16 (Android e iOS)

Bastando badalado por conta da adição de times femininos, a próxima edição do jogo de futebol anual da EA não vai escapar do gramado de aparelhos rodando os principais sistemas mobile. A narração em inglês do Pelé no trailer não é das melhores, mas, isso não apaga o fato de ser bastante interessante a possibilidade de bater uma bolinha onde quer que você vá – bastando manter o smartphone com a bateria cheia.

3. Fallout Shelter (apenas iOS no momento)

Para que os jogadores tenham a oportunidade de se distrair até o lançamento do épico Fallout 4 – em vez de contar os minutos para que isso ocorra –, a Bethesda disponibilizou aos seus fiéis seguidores um belo passatempo. Fallout Shelter coloca você no comando de um dos bunkers construídos para a proteção dos cidadãos do game, permitindo que você gerencie o local, junte recurso, se defenda de ataques e até... faça bebês! O título foi lançado inicialmente para iOS, mas a versão Android não deve demorar para ser liberada.

4. Gnog (iOS)

Esse título criado pela Ko-Op deixa claro a todo momento que é uma produção indie, seja pelo visual minimalista, pelas cores berrantes ou pela jogabilidade insana. Aqui, é preciso literalmente dar de cara com monstros gigantes, entrar na cabeça deles e resolver uma série de puzzles para seguir adiante na jogatina. A produção foi feita originalmente para os óculos de realidade virtual da Sony, mas a promessa é que tudo funcione adequadamente na plataforma mobile da Apple no ano que vem.

5. Kingdom Hearts Unchained (Android e iOS)

Este é outro produto de “gente grande”, feito por ninguém menos que a japonesa Square Enix, dona da franquia Final Fantasy. Assim como no caso de Fallout, a ideia por trás do game é permitir que os fãs possam se divertir e continuar ligados à série enquanto o game principal – Kingdom Hearts 3, neste caso – não chega. O visual fofo e mistura de personagens da Disney com heróis orientais deve agradar mesmo que nunca ouviu falar de Sora e companhia. Infelizmente, a produção segue sem data de lançamento.

6. I Am Bread (iOS)

Até o fim deste ano, os donos de dispositivos mobile da Apple vão poder deixar família, emprego e qualquer outra diversão de lado para curtir esse fabuloso simulador de pão! A cria do Bossa Studios permite que você encarne o papel de uma fatia de pão que não vai descansar enquanto não estiver devidamente torrada. Apostando em uma física realista – e em um protagonista nem tão realista assim –, I Am Bread é uma ótima opção para quem quer se divertir com uma aventura sem pé nem cabeça. Chega até o fim de 2015.

7. Lara Croft Go (Android e iOS)

De olho no potencial do mercado mobile, a Square Enix mostrou que tem mais cartas na manga para agradar quem curte brincar na tela do celular. Esse Tomb Raider de bolso deixou de lado as produções cada vez mais realistas dos consoles para apresentar a arqueologista e aventureira Lara Croft em um título com visual simples, mas muito belo. Ainda assim, os puzzles e a exploração constante continuam sendo os elementos centrais do gameplay, para alívio dos aficionados pela habilidosa moça.

8. Madden NFL 16 Mobile (Android e iOS)

Ainda que não seja um esporte idolatrado por estas bandas, é inegável que o futebol americano anda ganhando uma boa leva de fãs nos últimos tempos, com as finais do Super Bowl virando o assunto dominante entre os internautas brasileiros no Twitter, por exemplo. Se você for uma das pessoas que se encantou com a modalidade, já pode comemorar, uma vez que a próxima edição do título da EA vai chegar aos dispositivos móveis ainda este ano.

9. Minions Paradise (Android e iOS)

No comando de um adorável – ainda que extremamente atrapalhado – Minion, o game da EA segue o bom e velho estilo dos jogos mobile nos quais você deve coletar recursos e cumprir missões para que sua base cresça e desbloqueie novos elementos para a jogatina. Diferentemente da maioria das produções listadas aqui, Minions Paradise já está ficando disponível aos poucos para download por todo o mundo, tanto na Google Play como na App Store – no bom e velho esquema free-to-play.

10. Relics of Gods (Android e iOS)

No fim deste ano, a Seasun Games pretende disponibilizar nos smartphones e tablets uma produção mobile de ponta, que aposta na estratégia em turnos para atrair tanto o público fanático pelo estilo como os fãs dos MOBAs. As acirradas batalhas se passam em um mundo de fantasia completamente modelado em 3D, abrigando 15 diferentes raças e cerca de 50 heróis que devem esquentar as sessões multiplayer do game. A ideia é que o app seja lançado por volta de dezembro deste ano.

11. The Walking Dead: Michonne (Android e iOS

As chances são de que você conheça pelo menos de vista a franquia Walking Dead, um fenômeno da cultura pop que se desdobra em quadrinhos, jogos, livros e série de TV. Investindo um pouco mais no sucesso, a Telltale Games se prepara para lançar no próximo semestre uma aventura que se fora na durona Michonne. Mesmo que você não curta tanto o gênero, dá para dizer que é bem difícil deixar de lado a possibilidade de jogar com uma espadachim habilidosa com dois zumbis de estimação à tiracolo, não é?

--

E aí, curtiu as novidades apresentadas para os jogadores de plataformas mobile durante a E3 deste ano? Espera que o segmento cresça ainda mais em outras edições da feira? Deixe sua opinião na seção de comentários e não esqueça de dizer se pretende experimentar alguns dos títulos apresentados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.