Desafio Pokémon: Google cria jogo de realidade aumentada para o 1º de abril

2 min de leitura
Imagem de: Desafio Pokémon: Google cria jogo de realidade aumentada para o 1º de abril

Se você acompanha as notícias sobre o mundo da tecnologia há algum tempo, sabe que não é de hoje que a Google lança alguns easter eggs para celebrar datas comemorativas — para saber um pouco mais sobre o assunto, apenas clique aqui. A novidade da vez é o fato de que a gigante de Mountain View se preparou para comemorar o 1º de abril de maneira um tanto quanto especial.

Assim como você pode conferir no vídeo acima, a companhia criou um jogo do Pokémon para comemorar o dia dos tolos. No entanto, a Google aproveitou a data para mostrar que também está focando parte dos seus esforços em sistemas e tecnologias de realidade aumentada, o que resultou em um game que deve chamar a atenção de muitas (muitas!) pessoas ao redor do mundo.

Interagindo de uma forma diferente...

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

O novo título, chamado de “Pokémon Challenge”, é integrado de maneira especial com o Google Maps. Ao acessar o aplicativo de mapas em algum aparelho iOS ou Android, você vai poder dar zoom em algumas áreas do planeta e encontrar alguns pokémons esperando para batalhar ou para fazer parte do seu time — a mecânica deste jogo é bastante parecida com as versões de Pokémon feitas para consoles portáteis ao longo dos anos.

Assim que você chegar no local em que há uma criaturinha, é necessário utilizar a câmera do seu smartphone ou até mesmo do seu tablet para achá-lo e capturá-lo de alguma maneira. Tudo vai depender de qual pokémon você quer para o seu time, sendo que um de água talvez seja conquistado com uma vara de pescar, por exemplo.

Aventuras em todos os lugares

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Dessa maneira, você pode encontrar pequenos ou grandes animais enquanto passeia pelo centro da sua cidade ou até mesmo em aventuras pela natureza. No entanto, é sempre bom ter cuidado, pois andar apontando o seu celular no meio de uma rua movimentada pode ser realmente perigoso.

A novidade está sendo liberada aos poucos. No Japão, o 1º de abril já chegou, sendo que é necessário abrir o aplicativo de mapas da Google e tocar em “Search” normalmente. Com isso, um novo botão definido como “Press Start” vai aparecer para que você inicie o jogo. Você vai poder capturar 150 monstrinhos (são seres de várias gerações diferentes e você tem a possibilidade de montar sua própria Pokédex).

Ainda segundo o que foi divulgado, até o dia 2 do próximo mês o jogo deve estar disponível para entusiastas do mundo todo — e é claro que a Nintendo está trabalhando em parceria com a Google. Além disso, no mês de setembro deste ano, a companhia vai identificar qual jogador é o verdadeiro Mestre Pokémon. E aí, você vai topar o desafio?

Atualização!

De acordo com os aparelhos do pessoal que trabalha aqui na redação do Tecmundo, o jogo em questão já está disponível para dispositivos brasileiros. Contudo, você vai poder apenas "andar" pelos mapas da Google procurando por pokémons, resultando em uma jornada para conseguir os 150 monstrinhos e montar a sua Pokédex. Por conta disso, ao que tudo indica, a realidade aumentada divulgada pela gigante de Mountain View é mais uma das pegadinhas do Dia da Mentira — para conferir todas as outras, clique aqui.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.