Brasil S2 LEGO: YouTube revela quais são os jogos preferidos de cada país

3 min de leitura
Imagem de: Brasil S2 LEGO: YouTube revela quais são os jogos preferidos de cada país

Embora já esteja claro há um bom tempo que os jogos são sucesso em todo o mundo – entre públicos de todos os níveis e idades – e que, costumeiramente, roubam os holofotes de outras formas de entretenimento, nem sempre é simples dizer quais são os títulos preferidos de cada região. Para entender essa tendência geográfica dos games e conferir quem joga o quê – e onde –, o YouTube realizou um levantamento bem interessante que envolveu 25 dos países mais ativos em seu site.

O portal de vídeos da Google já publica mensalmente uma lista com os games mais populares do momento – dando uma ideia das produções que mais tiveram visualizações no período em todo o globo –, mas, desta vez, a ideia foi realmente pescar preferências específicas de usuários de algumas nacionalidades. Nessa nova pesquisa, o YouTube acabou descobrindo algumas informações bem interessantes e até cruzou dados entre diferentes mercados para provar que certas obras superam barreiras regionais.

Minecraft é forte mesmo quando se concentra em mercados específicos

Isso quer dizer que a criação de Notch é odiada por vietnamitas e tailandeses? Claro que não!

É o caso de Minecraft e Grand Theft Auto V, que são os únicos dois games que aparecem no Top 25 de todos os países analisado. Enquanto a megaprodução da Rockstar figura em posições variadas dependendo do local, o game de construção – e destruição – de blocos só não é o número 1 em dos países: Vietnã e Tailândia. Isso quer dizer que a criação de Notch é odiada por vietnamitas e tailandeses? Claro que não! Afinal, o título é “apenas” o segundo colocado nesses lugares.

Outras duas obras que mandam bem em escala mundial são Pokémon GO e Five Nights at Freddy’s. A aventura de realidade aumentada da Niantic em parceria com a Nintendo, inclusive, só não fica na mesma categoria Minecraft e GTA V por conta da paranoia dos russos com o aplicativo. Enquanto isso, o terror de passar cinco noites na companhia de bonecos amaldiçoados só não emplaca em Taiwan e no Japão – que provavelmente preferem passar medo com fantasmas e demônios orientais.

Jogatina mundial

O mais bacana desse levantamento, no entanto, é mesmo perceber como os gostos dos gamers podem ser tão diferentes na hora de conferir uma jogatina no YouTube. Madden NFL ’16, por exemplo, que é a representação máxima do futebol americano nos consoles e PCs, só figura na lista dos EUA, anotando a primeira posição por lá (que surpresa, não?). No Japão, Taiwan e França, por sua vez, são os RPGs quem ganham destaque, respectivamente na forma de Puzzles & Dragons, Tower of Saviors e Dofus.

Na Polônia, a bola da vez é a agricultura virtual, já que Farming Simulator é um dos grandes nomes dos jogos no país. Enquanto isso, na Tailândia, os aficionados pelos MOBAs deixam League of Legends, DotA 2, Heroes of the Storm e Paragon completamente de lado para se focar em... sim, Heroes of Newerth (ou HoNzinho, para os íntimos). Na imagem abaixo, é possível verificar ainda que os alemães ainda são fãs de point-and-clicks, graças a popularidade de Deponia, e que, na Rússia, S.T.A.L.K.E.R.: Shadow of Chernobyl joga você!

Alguns jogos são muito populares em determinados países e totalmente inexpressivos em outros

E no Brasil? Acredite se quiser, mas o “bambambam” das visualizações no YouTube em 2016 não são pesos-pesados como Overwatch, Dark Souls III ou mesmo No Man’s Sky: a parada aqui é LEGO Marvel's Avengers. A divertida jogatina envolvendo uma infinidade de personagens dos quadrinhos e dos filmes na forma de bonequinhos LEGO, mesmo não sendo muito apreciada pelo restante do planeta, parece ter caído no gosto dos brasileiros que curtem assistir a gameplays.

Ficou surpreso com a diversidade da preferência dos gamers pelo mundo ou já esperava alguns desses resultados? Você costuma ver esse tipo de conteúdo regularmente ou só gosta de conferir esse tipo de vídeos de jogos antes de comprar um novo game? Deixe a sua opinião mais abaixo, na seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.