Tecido espacial resistente ao calor vira roupa íntima para operários

1 min de leitura
Imagem de: Tecido espacial resistente ao calor vira roupa íntima para operários

Você pode nem imaginar, mas muitas invenções criadas por agências espaciais e outros órgãos governamentais do mundo todo fazem parte do nosso cotidiano. Um bom exemplo são essas 10 coisas incríveis do seu dia a dia que foram inventadas pela NASA. Agora, mais um produto, dessa vez fabricado pela ESA (sigla para Agência Espacial Europeia), pode fazer parte da vida de muitos trabalhadores que exercem suas atividades em ambientes de calor extremo.

Trata-se de roupas íntimas resistentes ao calor, produzidas a partir de um material chamado Nomex. Esse tecido foi criado pela Agência Espacial Europeia e foi adaptado por uma empresa sueca para se transformar em trajes de baixo para vestir operários metalúrgicos que tinham dificuldade de encontrar roupas adequadas para trabalhar.

Quem mais encontrava dificuldades nesse sentido eram as mulheres. Além da árdua tarefa de achar roupas adequadas a ambientes quentes, um dos maiores problemas era encontrar esse tipo de veste projetado para o corpo feminino. O algodão, material que comumente constitui os trajes desses trabalhadores, retém muito calor e queima com facilidade.

Batizada de Thunderwear (que pode ser literamente traduzida para roupa/veste trovão), a nova linha de peças íntimas já foi testada e impressionou aqueles que a usaram. Após trabalhar com aço “cozinhando” a 1.050 °C, Cathrin Persson, uma operária metalúrgica, conta que o tecido saiu “morno” após o teste. Os trajes foram apresentados em um desfile em Estocolmo, capital da Suécia, e devem estar disponíveis em breve no mercado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.