Bot corrige usuários que cometem erros de português no Twitter

1 min de leitura
Imagem de: Bot corrige usuários que cometem erros de português no Twitter

Página do bot no Twitter

Não é incomum receber respostas automáticas de bots no Twitter, isso é, de robôs que respondem automaticamente quando algum usuário escreve uma mensagem contendo uma expressão que eles possam rastrear. Geralmente esses bots são caracterizados como spam e devem ser bloqueados, porém um deles tem um propósito bem nobre: corrigir palavras erradas em tweets das pessoas as quais ele segue.

O usuário @corrigirei é, na verdade, um robô programado por um garoto de 15 anos chamado Derlan Lima que vive em Nova Iguaçu (RJ) e que, desde os 13 anos, se interessa por programação. Ele criou o @corrigirei, inicialmente, como uma forma de alerta para si mesmo sobre os seus erros, porém logo percebeu que a ferramenta poderia ser útil para outras pessoas também.

O bot criado por Derlan possui uma vasta biblioteca de palavras em português, incluindo gírias e expressões abreviadas, além de dicionários de inglês e espanhol. Ele rastreia os últimos tweets em sua timeline em busca de palavras que não se encontram neste banco de dados. Ao encontrar algo que pode ser caracterizado como um erro, ele responde ao usuário educadamente sugerindo uma correção.

Para ter os seus tweets corrigidos, basta começar a seguir o @corrigirei para que ele comece a segui-lo de volta, pois ele rastreia apenas os tweets da sua própria timeline. Darlan afirma que ainda faltam algumas melhorias para o serviço, como adicionar mais siglas e abreviações para evitar correções indevidas e arrumar o sistema de auto-refollow, mas o serviço já está funcionando normalmente. E ai, gostou da ideia?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.