181 mil usuários do Twitter acreditam ser especialistas na rede social(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)

O Twitter tem investido forte no mercado global e isso vem se refletindo em um exponencial crescimento da sua base de clientes em todo o planeta. A empresa amplia o seu mercado em praticamente todos os continentes do globo terrestre e mostra inteligência na hora de se adaptar a todo o dinamismo do mercado de tecnologia.

A ação de expansão do Twitter começou após a empresa encontrar problemas “domésticos”, uma vez que ela viu o crescimento do seu número de usuários diminuir nos Estados Unidos. Vendo que o seu aumento de público na América do Norte começou a frear, a empresa decidiu sair de casa e desbravar novas fronteiras.

E o resultado tem sido positivo. De acordo com o site Bloomberg, a rede de microblogs mostra crescimento em todos os mercados nos quais vêm investindo, como a América do Sul, a Europa Oriental, a Ásia e o Oriente Médio – lugar no qual a maioria das pessoas ainda não conta com smartphones, informação importante para a companhia.

Acordos com as operadoras

Se no Oriente Médio o uso é no computador, na maioria dos outros países o Twitter encontrou nos gadgets móveis a oportunidade de ouro para alavancar o seu crescimento. Isso porque a companhia tem inteligentemente realizado diversas parcerias com as operadoras de celular de todo o planeta.

Twitter usa ajuda humana para aprimorar seu algoritmo de buscas(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

Entre os acordos estão opções que permitem aos clientes utilizar a rede social sem ter nenhum custo com plano de dados de internet ou então pagar somente o preço cobrado pelas mensagens de texto para enviar e ler novas publicações no Twitter. Segundo o Bloomberg, a empresa já conseguiu fechar parcerias com 250 operadoras em mais de 100 países diferentes – incluindo o Brasil.

A ideia é atingir um mercado de clientes que não assinam os planos de internet das empresas, além de pessoas que estão com o seu primeiro smartphone em mãos. A maioria dessas pessoas também conta com aparelhos mais modestos (das linhas chamadas de “low end”), smartphones com baixo custo e com poucos recursos.  

Abrindo o capital

Ainda de acordo com o Bloomberg, as medidas de expansão de mercado do Twitter têm também outro objetivo. Com uma base de clientes maior e mais sólida, a companhia consegue aumentar o seu valor de mercado, estimado em cerca de 11 bilhões de dólares. Com isso, eles também se preparam para o seu IPO, a abertura da companhia para os investidores na Bolsa de Valores.

Segundo o Bloomberg, com os últimos resultados positivos da empresa e a previsão de crescimento otimista, estima-se que o Twitter poderá alavancar até 1 bilhão de dólares em sua primeira oferta pública de ações, que deve ocorrer até 2014.

Cupons de desconto TecMundo: