Como fazer o SwiftKey funcionar sem atrasos nos Galaxys com Android 5.1.1

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer o SwiftKey funcionar sem atrasos nos Galaxys com Android 5.1.1
Imagem: AndroidCentral

Fãs do teclado SwiftKey que usam o software em alguns dos aparelhos da Samsung com o Android 5.1.1 – especialmente o Galaxy S6 e Note 4 – vêm relatando que o programa está sofrendo um atraso considerável entre o momento em que clicam em um campo para escrever e o surgimento das teclas na tela. Agora, o PhoneArena revelou um método simples para eliminar esse incômodo lag e, de quebra, otimizar o funcionamento do sistema multitarefas do seu celular.

A demora para a abertura do SwiftKey é acontece porque o teclado padrão da TouchWiz da Samsung está, por razões misteriosas, atrelado ao serviço SPCM do sistema operacional do smartphone. Quando você seleciona um campo de digitação, o dispositivo primeiro pensa em abrir o teclado padrão antes de forçá-lo a fechar para abrir o modificado.

Seguindo os simples passos a seguir, você poderá eliminar o atraso e utilizar o SwiftKey sem problemas. Vale ressaltar, no entanto, que é necessário ter acesso root às configurações do aparelho. Confira as instruções:

1 – No seu smartphone Samsung rooteado, vá até a Google Play e baixe um app que permita editar arquivos do sistema, como o Build Prop Tweaker, o Root Explorer ou até mesmo o ES File Explorer
2 – Abra o arquivo build.prop
3 – Procure a linha sys.config.spcm_enable=true e a substitua por sys.config.spcm_enable=false
4 – Pronto!

Além de permitir que o SwiftKey funcione sem atrasos e engasgos, a alteração vem acompanhada de um efeito colateral bastante positivo. Como o serviço SPCM costuma dificultar um bocado o gerenciamento de RAM no TouchWiz, sua desativação deve melhorar consideravelmente a execução de múltiplas tarefas no celular.

Você já teve problemas para usar o SwiftKey no seu celular? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.