LG G4: como ativar os controles manuais de câmera e tirar fotos incríveis

3 min de leitura
Imagem de: LG G4: como ativar os controles manuais de câmera e tirar fotos incríveis

A aposta da LG com o flagship G4 é bastante clara: conquistar clientes por meio de uma câmera capaz de gerar resultados semelhantes a retratos capturados por máquinas fotográficas profissionais. E a fabricante sul-coreana não decepcionou, pois recursos como ajuste de velocidade de obturador, controle de ISO, estabilização óptica de imagens e resolução de 16 MP são mais que suficientes para garantir o registro de cenas, por exemplo, sob cenários pouco iluminados.

Usuários que possuem intimidade com os ajustes que podem ser regulados manualmente têm, assim, a oportunidade de criar efeitos a partir da personalização das opções da câmera. O modo automático da ferramenta é capaz de capturar fotos que não deixam a desejar, é verdade. Mas a exploração das funções avançadas da câmera pode revelar novos horizontes àqueles que são aspirantes a fotógrafos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Neste artigo, você vai conferir uma série de dicas sobre como utilizar alguns dos principais ajustes manuais da câmera do LG G4. Antes de seguirmos rumo ao manual para o registro de fotos, porém, vale a consulta à rápida definição do que se entende por ISO, obturador e abertura de diafragma.

  • ISO: sensibilidade do filme (ou do sensor das máquinas digitais) à luz. Quanto menor, menor é também a sensibilidade do componente (saiba mais aqui).
  • Obturador: é a “cortina” que cobre o sensor e se abre quando a foto é tirada. A velocidade do disparo (ou “shutter speed”, em inglês) determina quanta luz é capturada pelo filme. Quanto menor a velocidade, mais tempo a cortina fica aberta – o que resulta em imagens mais claras e é ideal para objetos parados sob pouca luz (saiba mais aqui).
  • Diafragma: controla a quantidade de luz que chega ao obturador por meio da parte que é considerada a “pupila das câmeras fotográficas”. Quando mais aberto, mais luz chega ao sensor – o que resulta em fotos claras, mas com pouca profundidade de campo (saiba mais aqui).

Diafragma ou a "pupila da câmera fotográfica".

Confira a seguir algumas dicas sobre como usar os controles manuais da câmera do LG G4 para a captura de fotos com efeitos de luz alternativos (com imagens do Phone Arena).

Ative o controle manual da câmera

São três os modos de câmera do LG G4. Para explorar efeitos às custas dos ajustes de obturador, ISO e diafragma, a opção “manual” tem de ser ativada. Toque sobre os três pontos dispostos à direita da tela e então selecione o modo “manual”.

Efeitos com obturador em baixa velocidade

1 - Desenhos de luz

Apoie seu celular sobre uma base, como uma mesa, e deixe a velocidade do obturador lenta (entre 8 e 15 segundos) – acesse a função em “S”, de “shutter”. Use então bastões de luz e desenhe sobre o objeto que vai servir como plano de fundo.

2 - Fundo desfocado para objeto em movimento (panning)

Regule o obturador para 1/2 e ajuste o ISO de acordo com os níveis de luz do local. Acompanhe, então, o movimento do objeto com a câmera enquanto a foto é tirada.

3 - Fotos claras à noite

Deseja fazer com que uma paisagem noturna se mostre tão clara como quando está dia? Apoie seu LG G4 sobre uma base e regule o obturador para a velocidade de 8 a 15 segundos – o ISO, novamente, deve ser regulado de acordo com a iluminação de cada local, mas deve ficar em no máximo 100.

4 - Faróis de carros como riscos de luz

A lógica para o registro deste efeito é a mesma: com o celular apoiado sobre um suporte fixo, uma rua movimentada por carros é que deve ser colada em foco. Selecione um ISO baixo e deixe o obturador lento (a velocidade de pelo menos 9 segundos deve bastar).

5 - Paisagens com cara de propaganda

Use o obturador em velocidade lenta (como 1/4, por exemplo) para fotos de cachoeiras ou até mesmo de pequenas quedas d’água. O efeito gerado se assemelha ao visual de imagens corriqueiramente usadas por anúncios publicitários.

Imagem para referência.

Efeitos adicionais

Detalhes de objetos próximos à lente da câmera podem ser capturados pelo modo macro (“MF”). E que tal “congelar o tempo”? Deixe o obturador em alta velocidade (como 1/6000) e aponte a câmera para objetos em movimento.

Quais tipos de efeitos fotográficos você conhece?  Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.