A aposta da LG com o flagship G4 é bastante clara: conquistar clientes por meio de uma câmera capaz de gerar resultados semelhantes a retratos capturados por máquinas fotográficas profissionais. E a fabricante sul-coreana não decepcionou, pois recursos como ajuste de velocidade de obturador, controle de ISO, estabilização óptica de imagens e resolução de 16 MP são mais que suficientes para garantir o registro de cenas, por exemplo, sob cenários pouco iluminados.

Usuários que possuem intimidade com os ajustes que podem ser regulados manualmente têm, assim, a oportunidade de criar efeitos a partir da personalização das opções da câmera. O modo automático da ferramenta é capaz de capturar fotos que não deixam a desejar, é verdade. Mas a exploração das funções avançadas da câmera pode revelar novos horizontes àqueles que são aspirantes a fotógrafos.

Neste artigo, você vai conferir uma série de dicas sobre como utilizar alguns dos principais ajustes manuais da câmera do LG G4. Antes de seguirmos rumo ao manual para o registro de fotos, porém, vale a consulta à rápida definição do que se entende por ISO, obturador e abertura de diafragma.

  • ISO: sensibilidade do filme (ou do sensor das máquinas digitais) à luz. Quanto menor, menor é também a sensibilidade do componente (saiba mais aqui).
  • Obturador: é a “cortina” que cobre o sensor e se abre quando a foto é tirada. A velocidade do disparo (ou “shutter speed”, em inglês) determina quanta luz é capturada pelo filme. Quanto menor a velocidade, mais tempo a cortina fica aberta – o que resulta em imagens mais claras e é ideal para objetos parados sob pouca luz (saiba mais aqui).
  • Diafragma: controla a quantidade de luz que chega ao obturador por meio da parte que é considerada a “pupila das câmeras fotográficas”. Quando mais aberto, mais luz chega ao sensor – o que resulta em fotos claras, mas com pouca profundidade de campo (saiba mais aqui).

Diafragma ou a "pupila da câmera fotográfica".

Confira a seguir algumas dicas sobre como usar os controles manuais da câmera do LG G4 para a captura de fotos com efeitos de luz alternativos (com imagens do Phone Arena).

Ative o controle manual da câmera

São três os modos de câmera do LG G4. Para explorar efeitos às custas dos ajustes de obturador, ISO e diafragma, a opção “manual” tem de ser ativada. Toque sobre os três pontos dispostos à direita da tela e então selecione o modo “manual”.

Efeitos com obturador em baixa velocidade

1 - Desenhos de luz

Apoie seu celular sobre uma base, como uma mesa, e deixe a velocidade do obturador lenta (entre 8 e 15 segundos) – acesse a função em “S”, de “shutter”. Use então bastões de luz e desenhe sobre o objeto que vai servir como plano de fundo.

2 - Fundo desfocado para objeto em movimento (panning)

Regule o obturador para 1/2 e ajuste o ISO de acordo com os níveis de luz do local. Acompanhe, então, o movimento do objeto com a câmera enquanto a foto é tirada.

3 - Fotos claras à noite

Deseja fazer com que uma paisagem noturna se mostre tão clara como quando está dia? Apoie seu LG G4 sobre uma base e regule o obturador para a velocidade de 8 a 15 segundos – o ISO, novamente, deve ser regulado de acordo com a iluminação de cada local, mas deve ficar em no máximo 100.

4 - Faróis de carros como riscos de luz

A lógica para o registro deste efeito é a mesma: com o celular apoiado sobre um suporte fixo, uma rua movimentada por carros é que deve ser colada em foco. Selecione um ISO baixo e deixe o obturador lento (a velocidade de pelo menos 9 segundos deve bastar).

5 - Paisagens com cara de propaganda

Use o obturador em velocidade lenta (como 1/4, por exemplo) para fotos de cachoeiras ou até mesmo de pequenas quedas d’água. O efeito gerado se assemelha ao visual de imagens corriqueiramente usadas por anúncios publicitários.

Imagem para referência.

Efeitos adicionais

Detalhes de objetos próximos à lente da câmera podem ser capturados pelo modo macro (“MF”). E que tal “congelar o tempo”? Deixe o obturador em alta velocidade (como 1/6000) e aponte a câmera para objetos em movimento.

Quais tipos de efeitos fotográficos você conhece?  Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: