Android: como descompactar arquivos nos formatos ZIP ou RAR em seu aparelho

1 min de leitura
Imagem de: Android: como descompactar arquivos nos formatos ZIP ou RAR em seu aparelho
Imagem: Hufington Post

Há quem tenha deixado de lado computadores de mesa e notebooks e passado a usar smartphones e tablets para a realização das mais diversas tarefas. Trocar de plataforma, porém, não significa deixar para trás velhos hábitos: é difícil fugir dos arquivos compactados.

Quem participa de grupos de edição de vídeos ou músicas, por exemplo, se depara constantemente com uma ou outra extensão zipada ao fazer uso de seu mobile. Neste tutorial, você vai aprender a descompactar seus dados empacotados sob os formatos ZIP, ZIP criptografado, RAR, TAR, GZIP e BZIP2. Confira abaixo a forma de operação do aplicativo AndroZip – os apps RAR para Android, ZArchiver, B1 Archiver e ES File Explorer funcionam de modo semelhante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Baixe o AndroZip

Baixe e instale o app gratuito AndroZip por meio deste link (acesso direto à Google Play). Uma vez aberto, o programa logo vai exibir todas as pastas de arquivos existentes em seu aparelho. O próximo passo, então, é selecionar o local onde a extensão que deverá ser descompactada está localizada.

Selecione o arquivo

No nosso caso, selecionamos o arquivo “AndroidTool” (saiba como capturar a tela de seu smartphone em tempo real por meio de um Mac OS X nesta página). Toque sobre o arquivo zipado e defina a pasta que deverá hospedar a extensão.

É possível extrair o arquivo na mesma pasta (“Extrair o arquivo aqui”) ou direcioná-lo a um local específico (“Extrair para...”). Escolheu o local da extensão? Clique sobre o botão “Extrair Aqui”, localizado no canto superior direito da tela, e aguarde a finalização do processo. Pronto!

....

O aplicativo AndroZip possui várias funções que podem agilizar o gerenciamento de arquivos compactados. Ao clicar sobre “Opções”, cujo acesso pode ser feito por meio dos três pontos desenhados na vertical, no topo do display, a função “Buscar” pode ser acessada. Basta, assim, digitar o nome de um arquivo para encontrá-lo em seu diretório sem complicações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.