Android: como verificar quais apps no seu celular não vieram do Google Play

1 min de leitura
Imagem de: Android: como verificar quais apps no seu celular não vieram do Google Play

Se você costuma baixar apps sem parar, já deve ter feito algum download fora do Google Play. Muitas fontes alternativas são seguras, porém, por outras delas não seguirem as diretrizes da Google, você pode acabar baixando algum aplicativo que afete o desempenho de seu smartphone e até de seus dados.

Por isso, é sempre bom ficar de olho nessas aplicações. Um app chamado ApkTrak faz rondas no seu aparelho para atualizar ou apagar esses aplicativos provenientes de lojas de terceiros. Ou seja, resumidamente, ele gerencia e fica "de olho" para que o seu aparelho não seja afetado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para entender melhor como ele funciona e baixar o app, siga este tutorial.

Primeiro passo

Faça o download do ApkTrack por aqui. Ao clicar, basta instalar o arquivo no seu aparelho. Uma vez instalado, ao abri-lo, você vê uma lista com todos os aplicativos no seu celular. No canto direito, vários ícones vão te ajudar na navegação. O primeiro checa novos apps instalados no gadget, o segundo confere atualizações e o terceiro abre um menu de opções.

Segundo passo

Ao clicar no segundo ícone, o ApkTrack vai procurar atualizações para o seus apps. Porém, ele não vai exigir a instalação, isso fica a sua escolha.

Terceiro passo

Em "Settings", você pode definir buscas por atualizações e por qual motor elas vão ser feitas. Você pode escolher entre Google, DuckDuckGo, Play Store, Evozi e APK Mirror.

Quarto passo

Também é possível repousar o dedo sobre um app e escolher manualmente as atualizações disponíveis. Ainda, várias fontes vão ser apresentadas para você fazer isso, como a AppBrain, F-Droid e a própria Google Store.

Agora que você conhece esse gerenciador, controle o seus apps vindos de terceiros para não sofrer com qualquer problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.