Android: como ativar a conta de convidado em um dispositivo

2 min de leitura
Imagem de: Android: como ativar a conta de convidado em um dispositivo
Imagem: Expert Reviews

O tablet é uma ferramenta muito prática para o nosso dia a dia. Nele acessamos nossos emails, contas em redes sociais, conta de banco e outras coisas particulares que usamos através da internet. Exatamente por isso não é muito legal deixar nosso tablet por aí, com acesso livre para qualquer pessoa.

Porém, e quando é necessário (ou interessante) que outras pessoas utilizem esse dispositivo? Familiares, crianças, visitas ou clientes do seu negócio vão poder usar seu tablet tranquilamente por meio de perfis diferentes do seu, para que seu conteúdo permaneça privado e eles tenham liberdade de acessar o que quiserem.

Observação: esse tutorial foi feito utilizando o Android 5.0 Lollipop. A função de usuários está disponível no Android a partir da versão 4.2 e a opção de “Perfil restrito” só a partir da versão 4.3.

Veja como fazer:

Primeiro passo

Acesse as configurações de seu tablet Android na opção “Configurar” (o ícone em forma de engrenagem). Dentro do menu aberto, selecione a opção “Usuários”.

Segundo passo

Dentro da opção “Usuários”, toque em “Adicionar usuário ou perfil”.

Terceiro passo

Nesse momento, você vai se deparar com duas opções: “Usuário” e “Perfil restrito”. Para criar uma conta normal para convidados, familiares etc., recomendamos a opção “Usuário”. Ela permite acesso normal a todas as funcionalidades e aplicativos do tablet. A opção “Perfil restrito” permite que você, o usuário principal do dispositivo, limite o acesso a certas funções e aplicativos. É perfeito para o uso de crianças.

Quarto passo

Depois que você escolher, um aviso do Android vai aparecer na tela. Selecione “OK” para prosseguir. O sistema vai pedir para você definir as configurações do novo usuário. Toque na opção “Configurar agora”.

Quinto passo

Feito isso, você vai parar na tela de travamento. Assim que destravar o tablet, você verá uma tela de boas-vindas do Android e ele vai pedir para você cadastrar sua conta Google. É possível ignorar essa etapa, no entanto, o usuário dessa conta não terá acesso ao Google Play para baixar mais aplicativos nem aos serviços online da Google.

Sexto passo

Na tela seguinte, você deverá inserir o nome do usuário ou colocar um nome genérico, como “Cliente” ou “Convidado”. Você vai visualizar os termos de serviço da Google e receberá uma mensagem de configuração concluída.

Com isso, sua nova conta já estará funcionando normalmente. Você pode visualizar as contas do tablet e alternar entre elas tocando no botão de usuário, na parte superior direita da tela de travamento do aparelho. Ao clicar nesse botão, os usuários desse tablet aparecerão do lado direito.

É bom lembrar que o Android já disponibiliza uma conta-padrão para convidados. Ela funciona normalmente, como a conta que você criou, mas também não necessariamente tem vínculo com a conta Google.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.