Windows: como recuperar o acesso ao PC mesmo sem a senha

3 min de leitura
Imagem de: Windows: como recuperar o acesso ao PC mesmo sem a senha

(Fonte da imagem: iStock)

Seja por um deslize ou memória fraca, não é impossível acabar perdendo o acesso ao seu PC por culpa de uma senha que não pode ser decifrada. Nessas horas, não há o que fazer a não ser formatar o sistema, não é?

Bem, você pode até estar pensando que essa é a única solução, mas o fato é que há modos muito menos drásticos para burlar o sistema de segurança, permitindo que você troque – ou mesmo retire – a senha do seu sistema e ainda consiga manter seus dados intactos. Basta seguir este passo a passo do Tecmundo.

Importante: este processo, caso feito incorretamente, pode causar graves danos ao sistema. Por isso, siga em frente por sua própria conta e risco.

Pré-requisitos

Baixar Hiren`s BootCD

Este tutorial usa como base a versão 15.1 do Hiren’s BootCD. Uma vez que novas atualizações do sistema podem adicionar, alterar ou modificar as ferramentas presentes no software, os nomes descritos neste passo a passo podem ser diferentes daqueles que você vai encontrar no programa.

Gravando o disco

O primeiro passo a ser seguido aqui é simples. Depois de baixar o Hiren’s BootCD, você deve gravá-lo em CD. Alternativamente, também é possível passar os arquivos para um dispositivo de armazenamento externo e torná-lo um pendrive bootável.

Chegando à senha

Com o disco preparado, reinicie o computador com o CD ou pendrive bootável conectado à máquina. Aqui, você vai precisar ser rápido: logo na tela de início do computador, acesse o “Boot Menu” (a tecla necessária pode mudar de acordo com a marca da máquina).

Depois, escolha a opção “CD/DVD Drive” para que o Hiren’s BootCD seja iniciado. Dentro do software, acesse Dos Programs > Password & Registry Tools... para chegar à área principal deste tutorial. Escolha a opção “Offline NT/2000/XP/Vista/7 Password Changer” e aguarde alguns instantes enquanto o programa analisa seu disco.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao fim do processo, o software deve exibir uma lista contendo as partições do seu sistema. Digite o número correspondente à partição em que seu Windows foi instalado e pressione Enter. Novamente, pode ser necessário aguardar alguns minutos enquanto o Hiren’s BootCD analisa o computador. O programa deve encontrar o sistema automaticamente; confirme o caminho pressionando a tecla Enter mais uma vez.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Pouco depois, o software deve exibir mais opções para você escolher. Escolha a opção “1”, pressione Enter, selecione novamente a opção “1” e confirme a ação mais uma vez para chegar à lista de contas do sistema.

Agora, digite o nome da conta “travada” (exatamente como mostrado na lista “Username”) e pressione Enter. Aqui, você vai encontrar duas opções diferentes para resolver seu problema — simplesmente escolha aquela que mais convém:

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Clear (blank) user password

Através dessa opção, o Hiren’s BootCD apaga a senha de sua conta por completo. Basta digitar “1” e confirmar o comando para completar o processo.

Edit (set new) user password

Esta opção permite que você troque a senha atual de sua conta. Para usá-la, digite “2”, aperte Enter, insira sua nova senha e confirme. Vale avisar que essa opção pode causar problemas nos sistemas XP ou Vista.

Toques finais

Seja qual for a opção escolhida, tudo o que resta a ser feito é sair do programa. Para isso, digite “!”, pressione Enter, escreva “q”, pressione Enter novamente, digite “y”, confirme, digite “n” e aperte Enter uma última vez. Com isso, use a combinação Ctrl+Alt+Del para reiniciar o sistema e ter seu problema resolvido.

Conserto por Linux

Outra opção para quem não quer usar o Hiren’s ToolCD é apostar no Linux – não, não estamos dizendo que é para desistir do sistema operacional da Microsoft, mas sim que a famosa plataforma livre é capaz de corrigir diversos problemas do Windows. Para entender melhor, clique aqui.

.....

Seguindo estes passos corretamente, seu Windows vai estar livre da senha problemática para que você use seu computador como quiser. Porém, o mesmo não pode ser dito para aqueles que possuem um Windows 8, já que o sistema operacional ainda é imune a esses processos – nesse caso, tudo o que resta a ser feito é formatar a máquina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.