Como assinar documentos pelo PC

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Assinar documentos é comumente realizado pessoalmente por meio de cópias impressas e autenticadas em cartório. Contudo, usar o fax para firmar contratos entre pessoas em estados diferentes já é coisa do passado: o computador é muito mais eficiente. Isso é comprovado pelo serviço SignNow, pois ele salva suas assinaturas e permite adicioná-las em documentos com apenas um clique. Rápido e prático.

Neste tutorial, você aprende a utilizar as principais funções do SignNow, que é uma ferramenta gratuita – exceto pelos serviços oferecidos pelo cartório que cuida do site (reconhecimento de firma e revisão de documentos). Para facilitar ainda mais a sua vida, o SignNow possui também aplicativos para Android e para iPhone.

Pré-requisitos

  • Acesse o SignNow.

Faça você mesmo

Uma vez no site do serviço, clique em “Get Started for Free” para abrir a tela onde é possível criar uma conta.

Preencha os campos com email e senha.

Com o cadastro pronto, o login é realizado automaticamente. Na página exibida, você pode enviar um documento para o servidor com a opção “Upload” ou usar os filtros à esquerda para visualizar arquivos específicos (depois de tê-los enviado).

Após escolher um documento e enviá-lo, as opções básicas permitem que você o visualize (Open) e convide mais pessoas para assiná-lo (Invite Signers).

Abri-lo é a única maneira de adicionar a sua própria assinatura. Na página de exibição, você usa “Add Signature” para assinar e “Add Text” para digitar algo no documento.

A tela pela qual você adiciona uma assinatura tem quatro abas:

  • Type: o texto digitado é enquadrado nos modelos disponíveis;
  • Draw: você usa o mouse para assinar (a sensibilidade é baixa, não é recomendado);
  • Upload: envie uma imagem pronta com a sua assinatura (retirado de um documento escaneado, por exemplo);
  • My Signature: lista com as últimas assinaturas inseridas, permitindo reutilizá-las facilmente – lembre-se de que é possível alterar o tamanho delas e reposicioná-las livremente no documento.

Quando terminar a edição do documento, você pode clicar em “Done” para salvar as alterações ou em “Send For Attorney Review”. A última opção envia o arquivo para ser revisado por uma profissional e custa 10 dólares (serve apenas para documentos em inglês). Após clicar em “Done”, uma marca é adicionada ao item alterado e uma mensagem é exibida – selecione “Close” para fechá-la.

Ao lado das opções básicas, note que existe o botão “More”. Por meio dele, você consegue acesso às funções:

  • Notarize: após pagar uma taxa de 15 dólares, você deve conversar via webcam com o cartório dos EUA responsável pelo serviço SignNow. Fazendo isso, uma foto sua é armazenada para referência futura e o documento recebe um carimbo para comprovar o reconhecimento de firma;
  • Legal Review: possui a mesma função da opção “Send For Attorney Review”, isto é, você manda um documento em inglês para ser revisado legalmente por 10 dólares;
  • Download: transfere o arquivo assinado para o seu computador;
  • Email a Copy: envia por email uma cópia do documento (digite o endereço e clique em “Send”);
  • Delete: apaga o item selecionado da sua conta.

Quando você usar a opção “Invite Signers” para permitir que outras pessoas assinem o documento, basta digitar o endereço delas, selecionar “Add Message” para escrever uma mensagem e clicar em “Send Invites” para enviá-la.

Com os passos acima, você deve conseguir adicionar assinaturas facilmente aos seus documentos. As opções que não foram abordadas aqui são exclusivas para quem mora nos Estados Unidos – ao tentar utilizá-las, é necessário concluir um cadastro mais completo, informando nome e endereço. A função de revisão ainda está em fase Beta privada, então não é certeza que você conseguirá algo pronto em pouco tempo, caso possa usá-la.

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