São vários os motivos que podem justificar o emparelhamento de um monitor adicional ao computador: você pode tanto gerenciar melhor o conteúdo exibido pelo display quanto, até mesmo, substituir a tela do PC por outra menor, por exemplo. Fazer a operação inversa também é possível: já pensou poder responder mensagens e visualizar suas notificações Android através do computador?

Neste tutorial, você vai aprender a espelhar a tela do PC em um tablet ou smartphone. Vamos explicar também como controlar um Android usando nada mais que o seu PC. Para que ambos os processos possam ser realizados, dois aplicativos gratuitos terão de ser baixados via Google Play. Veja como é fácil.

  • Veja como otimizar o desempenho do seu Android sem usar app algum aqui!

Atenção!

Seu tablet ou smartphone Android poderá ser usado apenas como um monitor de apoio, pois Splashtop 2 Remote Desktop permite somente que o espelhamento do conteúdo exibido pelo PC seja feito. Mas será possível controlar o ambiente do computador através do seu dispositivo móvel sem complicações.

Splashtop – Use seu tablet como tela de apoio para o PC

1 – Para replicar a tela do computador para o seu tablet ou celular, o app Splashtop 2 Remote Desktop terá, antes, de ser baixado (clique aqui e faça o download).

2 – Finalizada a instalação, um cadastro terá, então, de ser feito. Informe seu endereço de email e senha e acesse sua caixa de entrada para confirmar sua conta.

Crie uma conta informando seu endereço de email e senha.

3 – Agora, a extensão do aplicativo para desktops terá de ser instalada em sua máquina. Clique aqui e, na página aberta, baixe a versão para computadores de Splashtop 2 Remote Desktop em “Download Streamer”.

Abra o site do desenvolvedor e então baixe a versão do app para desktops.

4 – Por fim, digite seu endereço de email e senha nas versões do app para mobile e para PC e espere até que a lista de dispositivos que podem ser emparelhados seja carregada. Pronto! Basta selecionar um modo de exibição e usar, assim, o serviço.

Faça seu login, com o mesmo usuário e senha, em ambas as versões do app.

Área de Trabalho Remota

Uma vez selecionado o computador cuja tela deverá ser espelhada, duas opções de exibição de conteúdo poderão ser escolhidas:

  • Área de Trabalho Remota: permite controle interativo entre PC e dispositivo móvel;
  • Remote Camera: suporte ao uso remoto da câmera do tablet ou smartphone.

Escolha a primeira função para espelhar a tela do PC em seu tablet ou smartphone.

Em “Resolução”, o tamanho da tela pode ainda ser determinado. Selecionadas as preferências desejadas, tudo o que você terá de fazer, então, é usar ambos os seus aparelhos.

Você pode controlar o PC também através da tela touch do seu monitor de apoio.

Opções de controle de conteúdo podem ser ativadas a partir do botão localizado ao rodapé de Splashtop 2 Remote Desktop, em seu mobile. Para gerenciar as configurações do aplicativo para computador, acesse as abas “Definições” e “Avançado” para determinar a fonte de reprodução de áudio ou as opções de energia do sistema, por exemplo.

Vale lembrar que toda a conexão é feita via Wireless, de forma remota, o que permite o acesso ao PC através de um tablet ou computador mesmo à distância. Encerrar uma sessão é bastante fácil: abra o aplicativo em seu computador e, em “Status”, clique em “Logoff” para sair; seu tablet deverá ser desconectado automaticamente.

Splashtop funciona como tela de apoio no Android, pois apenas o espelhamento do conteúdo exibido pelo PC é feito

AirDroid – Controle seu tablet ou celular pelo computador

Projetar o ambiente do seu tablet ou celular sobre o monitor do PC é também possível: que tal, então, gerenciar notificações e responder a mensagens do WhatsApp, por exemplo, através do mouse e teclado físicos de um computador?

Nota: a versão gratuita de AirDroid possui um plano limitado de dados de acesso. Significa que você pode usar 200 MB para controlar seu tablet ou celular a cada mês. Ao final de cada período, seus créditos são todos restaurados.

  • Veja como otimizar o desempenho do seu Android sem usar app algum aqui!

1 – Para que possamos controlar um aparelho Android pelo PC, outro app gratuito terá de ser baixado (clique aqui e faça o download de AirDroid para mobiles).

2 – Crie então uma conta, informando seu endereço de email e senha, através do ícone de busto.

Registre seu email.

3 – Na tela seguinte, clique em “Ativar” para que os aplicativos do seu smartphone ou tablet possam ser exibidos em seu PC; ligue a chave seletora e passe para a próxima etapa.

Habilite a exibição de dispositivos periféricos em "Ativar".

App para web ou desktop

4 – Agora, a versão de AirDroid para web ou desktop terá de ser acessada ou baixada:

  • Clique aqui e acesse a versão online de AirDroid;
  • Clique aqui para usar a extensão de AirDroid para o Chrome.
  • Clique aqui para baixar a versão de AirDroid para PCs.

5 – Faça seu login e voilà: seu dispositivo móvel será identificado automaticamente pelo serviço.

Faça seu login, usando os mesmos endereço de email e senha informados anteriormente.

N aversão para desktops, a opção “AirIME” ou “AirMirror” terá de ser selecionada para que o teclado do PC possa ser usado ou para que o controle remoto do telefone pelo computador seja ativado, respectivamente.

Selecione uma dentre as opções de emparelhamento - será possível fazer alterações posteriormente.

Ferramentas de backup, de gerenciamento e transferências de arquivos e até mesmo recursos que permitem a otimização do sistema ou gravação da tela podem ser acessados a partir da interface de AirDroid para aparelhos móveis.

Pronto! Controlar seu smartphone ou tablet via PC ficou fácil!

No computador, ícones flutuantes que monitoram a chegada de mensagens e de outras notificações ficam também à sua disposição; clique sobre as janelas e controle remotamente, via WiFi, seu tablet ou celular usando seu teclado e mouse!

Ícones flutuantes ficam à sua disposição, permitindo o fácil gerenciamento de notificações.

...

Você conhece mais aplicativos para o espelhamento da tela do PC ou de aparelhos móveis? Comente no Fórum do TecMundo

  • Veja como otimizar o desempenho do seu Android sem usar app algum aqui!

Cupons de desconto TecMundo: