Você ainda estava de olho nos presentes e se empanturrando com a ceia de Natal enquanto Mac maníacos de todo o mundo só pensavam em uma coisa: a Tablet da Apple, que deve ser lançada ainda no começo de 2010. Nos últimos dias, novidades sobre ela pipocaram em blogs e websites de todo o mundo e o Baixaki mantém você atualizado!



Nunca houve tanto rumor ou especulação sobre um produto como aconteceu com esta Tablet. O bichinho ainda nem saiu dos pomares e já tem quatro ou cinco nomes, características e caras diversas. E se alguns jogam esperanças mil em cima do novo gadget, outros chegam a dizer que a Apple Tablet está fadada ao fracasso. Mas isso é intriga da oposição: a iTablet foi o grande boato de 2009 e é a grande promessa da nova década.



Você deve ter acompanhado no Baixaki um artigo sobre a Tablet em que são abordados os rumores sobre seus aspectos físicos, preços e tudo mais. Bem, enquanto houver internet, os boatos não param e a Tablet que os usuários imaginavam quando o artigo foi escrito já sofreu várias transformações. O tamanho foi de 10’’ para 7’’, o preço subiu para 1000 dólares e o viés de e-reader está cada dia mais evidente.

Como deveria ser a Tablet?


O que pode ser a Tablet?

Para quem perdeu o bonde e ainda não sabe ao certo do que se trata, o Baixaki explica rapidinho! A Apple Tablet é um possível novo produto da Apple que é um misto de iPhone e MacBook. De acordo com os últimos rumores, este gadget de 7’’ deve custar cerca de 1000 dólares e será anunciado ainda em Janeiro.

 A Tablet possivelmente funcionará como uma espécie de computador, em que você acessa a internet, utiliza aplicativos e muito mais. Entretanto, em vez da dupla mouse + teclado, o controle será feito apenas pela tela sensível ao toque - como acontece no iPhone.

Embora não deva ser um concorrente direto do Amazon Kindle, é muito provável que a Apple Tablet também abrace o universo dos e-books. Várias editoras e até mesmo jornais afirmam ter sido procurados por funcionários da Apple interessados em digitalizar publicações. Até agora, nenhum pronunciamento da Apple oficializa o produto, mas as evidências (e a expectativa!) são fortes.



Apple Tablet, iTablet, iPad...

Recentemente, o pessoal da MacRumors, website voltado para boatos e notícias envolvendo a Apple, encontrou indícios de que o domínio “iSlate.com” estava sob administração da MarkMonitor, uma empresa que trabalha para a Apple. Não contentes com a descoberta, os Mac Maníacos foram mais a fundo e descobriram que a marca “iSlate” foi registrada na Europa por uma empresa chamada “Slate Computing, LLC”.

iSlate.com


Até aí, nada demais se não fosse a relação da empresa com uma mulher chamada Regina Porter, que, coincidentemente, é a especialista sênior de marcas registradas da Apple. O mais interessante é que essa mesma empresa registrou também a marca “Magic Slate”. Magic Mouse, Magic Slate... isso significa alguma coisa?

Em inglês, “Slate” significa lousa ou quadro negro, portanto, chamar a Tablet de “lousa mágica” (Magic Slate) faz todo o sentido do mundo! Apesar das evidências, o real nome da Apple Tablet ainda é incerto, mas com certeza o pessoal de Cupertino está se divertindo à beça com os diversos nomes criados: iTablet, iPad, iPhonão e assim por diante.


No toque do dedo Patente da Apple.
Uma nova especulação que surgiu por aí foi em relação à tela multitoque que deverá ser utilizada na Tablet. Uma patente descoberta há alguns meses indica que a Apple estaria trabalhando em uma tela de superfície tátil dinâmica. Isto é, a tela muda sua forma e sensibilidade dependendo do uso.

Enquanto você vê fotografias, por exemplo, a tela permanece lisa. Porém, ao ativar o teclado, as teclas podem ficar levemente diferentes, com demarcações de teclas “reais” e sensíveis ao toque.



Não faz muito tempo que um ex-funcionário da Apple, ao ser questionado sobre a Tablet, afirmou que a superfície de controle seria um tanto quanto surpreendente. E aí, será que essa tal de superfície tátil dinâmica pode vir a ser verdade?


O dia da verdade

De acordo com informações divulgadas pelo Financial Times, a Apple teria reservado o Yerba Buena Arts Center para um evento em 26 de Janeiro. Para quem não se deu conta, este mesmo local foi utilizado para o evento do iPod, em que Steve Jobs resolveu aparecer, após um período afastado da empresa. Bom, os computadores ganharam atualizações recentemente, os iPods e o iPhone também. Sendo assim, só resta acreditar que dia 26 de Janeiro é o dia de conhecer a Tablet!

Dinheiro não nasce em árvore!
Até então, acreditava-se que o preço da Tablet deveria ficar entre 500 e 700 dólares. Entretanto, muitos rumores já indicam um valor um pouco mais salgado: cerca de 1000 dólares. 


Em termos de mercado, a Apple já deve estar com um sorriso de orelha a orelha. A cada rumor sobre seu novo produto, suas ações na bolsa de valores sobem e o quilo da maçã fica cada vez mais valioso. Analistas prevêem que, logo nos primeiros 12 meses de vida, a Apple Tablet poderá gerar 1,2 bilhões de dólares - equivalente a 3% de toda a receita total da Apple.

Luz, câmera, ação!

Vídeos de supostas Tablets estão por todo lugar. No entanto, nenhum deles chamou tanta atenção quanto este. Dividido em duas partes, ele mostra a interação da Tablet com programas e mostra um gadget realmente interessante. Mesmo se for um vídeo forjado (feito por usuários), vale a pena assistir a ele por sua perfeição e realismo. Por outro lado, se for realmente um vídeo da Tablet...

Parte 1

Parte 2