Desconectou: acordo sela fim do YTS.to, maior site de torrents do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Desconectou: acordo sela fim do YTS.to, maior site de torrents do mundo

Na última semana, publicamos aqui no TecMundo uma notícia referente à queda do site YTS.to, um dos maiores sites de torrent do mundo. Isso ocorreu por conta de uma intervenção da MPAA (Motion Picture Association of America, que representa os estúdios de Hollywood), mas pouco tempo depois ele estava de volta e funcionando. Entretanto, ele está inacessível mais uma vez, e dessa vez é para sempre.

Não, não se trata de uma nova investida da MPAA contra os amigos de Jack Sparrow, mas sim de um acordo feito entre a agência e o YIFI, grupo responsável por copiar e distribuir os filmes para o público. Dessa forma, aqueles que faziam o trabalho de compartilhar as produções cinematográficas se livram de um processo e um pagamento milionário, mas também perdem a oportunidade de se mostrar inocentes.

De acordo com o site TorrentFreak, o acordo entre ambas as partes é privado, portanto não há como saber quais são os termos existentes nele. Há indícios de que ele possivelmente envolva o pagamento de uma quantia pequena como forma de punição e também a troca de informações que sejam úteis para a MPAA, mas nada foi confirmado até o momento.

Vale dizer que não é comum ver a MPAA agindo dessa forma com sites que distribuem conteúdo de forma ilegal. Via de regra, a agência costuma levar os casos até as últimas consequências, como aconteceu com os sites IsoHunt e TorrentSpy, ou mesmo com o Megaupload. Porém, a possibilidade de seus novos alvos possuírem informações valiosas também pode ter pesado um pouco nessa tomada de decisão.

Compartilhando com qualidade

Um dos motivos que fez o site YTS.to ficar famoso entre o público foi o fato de seus responsáveis disponibilizarem filmes recém-lançados de forma rápida e com qualidade: quem acessava o site conseguia ter acesso a arquivos pequenos que usavam uma codificação-padrão de vídeo x264, mas que ainda assim trazia imagens em alta definição.

Quanto ao grupo YIFI, esse passou a ocupar o posto de maior pirateador de filmes da internet mais ou menos em 2010, após o fechamento do aXXo. Graças ao material entregue pela equipe, o YTS passou a ser um dos mais procurados em sites como o PublicHD, ExtraTorrent e outros sites.

Com o fim do YTS, qual será o novo site compartilhador de filmes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.