A pirataria de filmes em xeque: YIFY é derrubado pela MPAA

2 min de leitura
Imagem de: A pirataria de filmes em xeque: YIFY é derrubado pela MPAA

Se você algum dia já baixou, tentou baixar ou apenas visitou algum site de torrent onde se baixa filmes pirateados, você já deve ter ouvido falar do YIFY, um dos maiores pirateadores das películas de Hollywood nos últimos cinco anos. Não que seja algo muito complicado fazer uma cópia digital de um vídeo e jogá-lo para ser compartilhado de alguma maneira na internet, mas o YIFY se destacou por conseguir uma quantidade imensa de filmes muito rápido, com alta qualidade e um tamanho de arquivo baixíssimo.

O “quartel-general” do YIFY ficava em uma casa na cidade de Auckland e era lá que funcionava o site YTS

Porém, a MPAA (Motion Picture Association of America, entidade que defende os interesses dos estúdios produtores de filmes nos EUA) conseguiu descobrir a origem de todas essas versões piratas que rodavam pela internet: a Nova Zelândia. O “quartel-general” do YIFY ficava em uma casa na cidade de Auckland e era lá que funcionava o site YTS, onde o grupo relatava seus novos “lançamentos” que já apareciam nos sites de torrent.

Um curto caminho até o topo

O YIFY teve sua ascensão ao posto de maior pirateador de filmes da internet por volta do ano de 2010, após o fechamento do aXXo, outro famoso grupo que recheava a internet com os lançamentos de Hollywood ilegalmente. Após o fim das operações do aXXo em 2009, o YIFY cresceu rapidamente e tornou-se um dos releases mais procurados em sites como o PublicHD, o Kickass Torrents, 0 1337x, o Pirate Bay e o ExtraTorrent.

Após o grupo ter sido pego pela MPAA na Nova Zelândia, seus membros afirmaram que o objetivo das atividades do YIFY era levar filmes de qualidade para usuários do mundo todo que tivessem uma internet lenta e pouco espaço de armazenamento em seus computadores, de modo que todos pudessem ter um acesso mais igualitário às obras do cinema. De fato, é impressionante a rapidez com a qual filmes recém-lançados ganham sua versão pirateada pelo grupo e como eles conseguiam alta definição de imagem com arquivos muito pequenos, usando uma codificação-padrão de vídeo x264.

O fim dos tempos?

É claro que não vai ser isso que vai acabar com a pirataria na internet, mas dá para considerarmos que o baque será forte: por exemplo, se buscarmos os 100 filmes em HD mais baixados no Pirate Bay – talvez o mais popular site de torrent da internet –, 72 deles são versões do YIFY e a enorme maioria dos releases em alta qualidade de imagem pertencem ao grupo. Com o tempo é muito provável que alguém vá ocupar esse lugar, mas enquanto isso não acontece, devemos ver uma debandada do público dos torrentes para outros serviços, como o Kodi ou o que ainda existe do moribundo Popcorn Time.

.....

ATUALIZAÇÃO: Após alguns dias fora do ar, o serviço do site YTS voltou a funcionar normalmente em um endereço e servidor alternativos, o https://yts.ag/. Segundo a nota no site, os serviços do YIFY vão continuar funcionando nesse novo site, apesar de ter passado alguns dias sem atividade. Vamos ver até quando isso vai ficar no ar.

.....

ATUALIZAÇÃO 2: A polícia federal afirmou que o site yts.ag não tem ligação com os responsáveis pelo YIFY ou o YTS. Portanto, fica aí a dúvida se realmente o trabalho deles está de volta ao ar ou não.

Você já consumiu filmes piratas através da internet? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.