Diversos usuários do serviço de telefonia móvel da TIM na região de São Paulo despertaram nesta quinta-feira (21) com um problemão: o serviço ficou completamente sem sinal, seja para ligações ou mensagens via SMS. Alguns dos clientes que acordaram ainda mais cedo e tentaram usar a linha revelam nas redes sociais que a instabilidade na rede vem desde as primeiras horas desta madrugada. Até o momento, a situação não se normalizou.

Como alguns dos redatores do próprio TecMundo forma vítimas da falha, buscamos durante toda a manhã uma resposta para a falta de sinal que, aparentemente, afeta tanto consumidores dos planos pré quanto dos pós-pagos. Uma busca rápida no Twitter revelou que mensagens relatando a mesma situação se multiplicaram rapidamente na plataforma, indicando que se trata de um problema mais abrangente – e não de casos isolados.

Em conversa com alguns internautas, descobrimos que o erro está limitado basicamente a capital paulista e algumas cidades próximas, como Jundiaí. Um elemento comum entre quem anda sofrendo com a falta do serviço é o esgotamento de possibilidades de consertar a situação por conta, já que, ao que parece, resetar o celular, recolocar o chip ou inserir o SIM card em outro aparelho não fazem o serviço voltar à vida.

Através do perfil de suporte da operadora no microblog, foi informado que “a rede de São Paulo está passando por manutenções” e que “o sinal se normalizará até o fim do dia”. Enquanto a ocorrência não é resolvida, os usuários da web continuam a publicar textos para mostrar que “sofrem” com a abstinência do serviço. Outros, como é típico dos brasileiros, recorrem ao humor para demonstrar a insatisfação, como um internauta que recuperou o hit “TÔ SEM SINAL DA TIM”, paródia de “Diamonds”, de Rihanna – criada pelo canal Galo Frito em 2013.

Entramos em contato com a TIM para receber um posicionamento oficial e atualizaremos a matéria quando a empresa der um comunicado sobre a falha de sinal em São Paulo.

Atualização

No final desta tarde, a TIM, por meio de sua assessoria, encaminhou a resposta oficial sobre o acontecido, indicando que realmente os reparos podem ter afetado alguns usuários e que tudo deve voltar ao normal em breve. Confira o texto na íntegra: "A TIM esclarece que durante uma rotina de manutenção de sistemas nesta madrugada, cerca de 4 mil clientes do DDD 11 podem ter percebido dificuldades de uso dos serviços. A operadora informa que até às 18h tudo estará reestabelecido".

Você anda sofrendo com falta de sinal na linha de celular da TIM? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo: