No início desta semana, uma transação pouco esperada foi vista no mercado de ações internacional. A gigante chinesa Tencent — dona do WeChat e maior portal de internet do mercado chinês — anunciou a compra de 5% dos ativos da Tesla Motors (empresa gerida por Elon Musk).

Com a aquisição dos ativos, a Tencent teria gasto cerca de US$ 1,8 bilhão. Vale dizer que essa compra precede o que deve ser o maior lançamento da companhia norte-americana nos últimos anos: o Tesla Model 3 — previsto para ser anunciado oficialmente já na próxima semana.

Como relembra o WCCF Tech, a Tencent já possui investimentos confirmados em outras três empresas ligadas ao ramo de veículos elétricos e duas companhias que trabalham com viagens compartilhadas. Assim como Baidu e Alibaba, a Tencent vem tentando se firmar como uma grande parceira do ramo automotivo elétrico-autônomo nos Estados Unidos.

O dinheiro investido pela Tencent não permite que ela tenha poder de decisão impactante sobre a Tesla Motors, mas é interessante notar que o segmento de veículos elétricos já desperta o interesse de empresas bilionárias ao redor do globo. Será que vamos ver grandes avanços do segmento também na China durante os próximos anos?

Cupons de desconto TecMundo: