Uma pesquisa realizada pela associação brasileira de defesa do consumidor PROTESTE revelou que 6 entre cada 10 pessoas que possuem linhas de celular já foram vítimas de cobranças indevidas por operadoras brasileiras de telefonia. Esse estudo deve servir como base para a campanha lançada pela associação para evitar as cobranças erradas e os gastos desnecessários com celular.

Metade dos entrevistados não entende como funciona a cobrança da conta de celular

Os números mostraram que metade dos entrevistados não entende como funciona a cobrança da conta de celular. Além disso, 55% das pessoas não possui o contrato feito com a operadora de telefonia, e 14,3% não têm acesso à conta detalhada para saber exatamente o que está sendo cobrado. A média de idade das pessoas que participaram da pesquisa é de 48 anos. Dessas, 19% afirmaram que suas condições financeiras são difíceis, e 6,6%, muito difíceis.

Quanto às operadoras utilizadas, do total de participantes da pesquisa 39% eram clientes da Vivo, 24% da Claro, 21,6% da TIM e 9,4% da Oi. Os planos pós-pagos são utilizados por 51% dos entrevistados, os pré-pagos por 31,9% e os planos controle por 17%.

Para acessar a página da campanha da PROTESTE, clique neste link.

Você já foi cobrado indevidamente em sua conta de celular? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: